acupuntura
Acupuntura na gravidez ajuda no alívio de enjoos e dores lombares
13 de fevereiro de 2019
brincar
10 sugestões ao ar livre para estimular o brincar das crianças
14 de fevereiro de 2019

Distúrbio alimentar pode ameaçar a saúde da criança

Distúrbio alimentar

O distúrbio alimentar é uma condição que causa transtornos na alimentação diária da criança, tanto na quantidade exagerada de comer ou na redução drástica na ingestão de alimentos, ocasionando ganho ou perda de peso de forma abrupta.

Os transtornos alimentares mais comuns incluem a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar periódica. Essas anormalidades são causadas, principalmente, por dificuldade emocionais, em sua maioria distúrbios de autoimagem, autoestima baixa, transtornos de ansiedade e dificuldade de autoaceitação.

Distúrbio alimentar

O psicólogo, André Assunção, reforça que devemos cuidar da mente como cuidamos do corpo. “É importante a pessoa que passa por um distúrbio alimentar entender que essa condição não é normal e tem uma causa por trás disso. A atenção deve estar sempre quando há falta de controle ou a percepção de que a alimentação não está regular. Assim como o exagero na alimentação, quadros ansiosos sem motivo aparente e oscilação de humor, por exemplo”.

Porém, muitas vezes, quem está passando por esse momento não percebe que precisa de ajuda. Então, os familiares e amigos têm papel fundamental. É importante estar atento se a criança está perdendo ou ganhando peso muito rápido, se mudou os hábitos alimentares de forma bruta, se tem se sentido mal ou ficado longos períodos no banheiro após as refeições.

Para aqueles que enfrentam o problema, o mais importante é procurar ajuda médica especializada. “O tratamento é realizado com acompanhamento médico, nutricional e, em alguns casos quando existem transtorno de ansiedade e depressão, a intervenção do psiquiatra com medicação e o acompanhamento psicológico se faz necessária”, explica o especialista.

Por Hugo Shigematsu

Fonte: André Assunção, psicólogo.

 

Leia também:

 

Sono constante pode ser resultado da má alimentação infantil

 

Ansiedade infantil: saiba como identificar sintomas no seu filho

 

Álcool na gravidez pode causar alterações e transtornos no bebê

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.