cafeína
Consumo exagerado de cafeína durante a gravidez pode interferir no desenvolvimento do bebê
7 de março de 2019
Meditação melhora o desempenho escolar e o desenvolvimento pessoal da criança
8 de março de 2019

Sono constante pode ser resultado da má alimentação infantil

má alimentação

A má alimentação, principalmente em crianças, pode estar relacionada a problemas de sono constante, dificuldades de aprendizagem e outros hábitos que podem fazer com que os pais pensem que seu filho esteja com algum problema de saúde que precisa ser investigado.

O cansaço ao acordar é muitas vezes frequente nos adultos que possuem uma rotina desregrada. Dormir poucas horas, viver sob forte impacto do estresse e levar uma vida sedentária são sinais de que os hábitos precisam ser melhorados.

Porém, não é o que acontece com uma criança. Mesmo com uma rotina de estudos, brincadeiras e horas de sono adequadas a cada idade, não é normal que a criança fique sonolenta durante o dia.

Em ambos os casos, a má alimentação pode ser a grande vilã e estar por trás do problema, que merece ser investigado pelo pediatra para descartar alguma doença mais grave.

Acabe com a má alimentação

Segundo o nutrólogo Fernando Bacalhau, uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e minerais faz com que o corpo tenha menos disposição para executar as funções internas. “A ingestão de produtos industrializados, como embutidos e enlatados, pode atrapalhar a digestão por possuírem nutrientes que levam um tempo maior para serem digeridos”, afirma.

Assim, o corpo acaba tendo um gasto energético maior para metabolizá-los, causando cansaço. Produtos com excesso de açúcar e de gordura são os mais difíceis de serem digeridos. “O açúcar causa um aumento rápido da glicemia, podendo oferecer disposição, entretanto esse efeito costuma passar depressa e o indivíduo passa a sentir cansaço”.

A deficiência de vitamina C e de ferro também contribui para a queda na disposição e é causada pela baixa ingestão de frutas, verduras e legumes. Para afastar o cansaço, o ideal é evitar pular refeições e fazer lanches leves e ricos em nutrientes, priorizando portanto os alimentos naturais.

Fonte: Fernando Bacalhau, nutrólogo.