Bruxismo
 Bruxismo: descubra as causas e como evitar crises
6 de março de 2019
má alimentação
Sono constante pode ser resultado da má alimentação infantil
7 de março de 2019

Consumo exagerado de cafeína durante a gravidez pode interferir no desenvolvimento do bebê

cafeína

Portrait of beautiful elegant woman with coffee cup

No período da gravidez, muitos alimentos considerados saudáveis em outras ocasiões devem ser evitados ou reduzidos, já que suas substâncias podem interferir no desenvolvimento do bebê e na saúde da futura mãe. Uma delas é a cafeína, que, nas gestantes, permanece em circulação no organismo por mais tempo, cerca de 10 horas.

Encontrada em alimentos como café, guaraná, chá-mate, chocolate, refrigerantes de cola e alguns medicamentos, a cafeína pode atravessar a barreira da placenta e ser encontrada em quantidades altas no plasma de recém-nascidos.

“Estudos demonstram que uma elevada concentração de cafeína pode interferir no crescimento e desenvolvimento das células fetais. Além disso, a substância possui efeito vasoconstritor, o que pode diminuir a oferta de oxigênio para o feto”, diz a médica Marisa Pascale Quintino, da maternidade Amparo Maternal.

Desse modo, os prejuízos só ocorrem com o consumo exagerado de cafeína. A ingestão moderada da substância não representa perigo nem para a mãe, nem para o bebê.

Fonte: Marisa Pascale Quintino, médica no Amparo Maternal.