A cidade já tem a primeira Escola do Bem. Trata-se do Berçário e Escola de Educação Infantil Pato Encantado, localizada no Jardim Estoril, que receberá o título concedido pelo Instituto Noa, pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta e pela Secretária Municipal de Educação, Isabel Miziara. A entrega será nesta quinta-feira, dia 14, às 16h, nas instalações da instituição de ensino (rua Dr. Antônio Prudente, 5-59).
Segundo a presidente do Instituto Noa, a jornalista Lucy de Miguel, o objetivo é formar uma grande rede do bem, entre as escolas públicas e privadas, para disseminar conhecimentos sobre o universo infantil e promover uma transformação na cidade. “O programa visa orientar e conscientizar pais e educadores, com um conteúdo transformador, por meio de várias ferramentas de comunicação, como aplicativo, website e pelas redes sociais. Levamos orientações sobre como cuidar das crianças desde os primeiros meses da gestação. Desejamos que esses adultos possam preparar as crianças para viver e atuar em uma cidade melhor e mais sustentável”, explica Lucy.
“O programa tem a possibilidade de fazer com que as famílias sintam-se participantes do processo de formação dos filhos na educação infantil, em atendimento às propostas e metas da Unesco, no sentindo de promover a cidadania, na preocupação com a sustentabilidade e uma atuação mais responsável por parte de todos. A união entre escola, família e aluno, através deste programa, sensibiliza o adulto e a criança para a formação cidadã”, afirma a secretária da Educação Isabel Miziara, que acompanha o programa neste projeto piloto da escola Pato Encantado para analisar possíveis parcerias com o município.
Ineditismo
De acordo com a presidente do INOA, as “Escolas do bem” assumem o compromisso de contribuir com o cumprimento de sete das 17 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até o ano de 2030: melhorar a alimentação, saúde de qualidade, educação de qualidade, redução das desigualdades, consumo consciente, paz e justiça, além da parceria pelas metas. “Trata-se de uma iniciativa inédita que irá fomentar o bem-estar social a partir da união de instituições do setor da educação, visando a construção de uma cidade melhor no futuro”.
Conforme explica a idealizadora do projeto, o programa – que já foi implementado em outras 14 cidades do estado de SP, incluindo a Capital, leva orientações às famílias sobre temas relacionados à infância, tais como: pré-natal, parto e gestação, alimentação infantil, saúde, comportamento, meio ambiente e importância do brincar, entre outros temas relevantes. “Preparar as crianças para um futuro melhor significa cuidar da gestação, do nascimento, dos primeiros seis anos que compõem a primeira infância, considerada a fase mais importante para o desenvolvimento pleno da criança”.
As instituições de ensino interessadas em participar desse projeto de responsabilidade social em 2018 devem entrar em contato pelo e-mail eusou@escolasdobem.com.br ou ver mais informações no site: www.escolasdobem.com.br.
Veja a matéria publicada nos sites: