No dia 24 de setembro, crianças, professores e pais fizeram um mutirão na Praça do Madona para distribuir mais de 700 mudas de árvores frutíferas para toda a comunidade.
Um projeto pedagógico que distribui mais de 700 mudas frutíferas em um pequeno bairro de BH merece destaque, principalmente em uma cidade que perde em média 14 árvores por dia. A iniciativa para construir um amanhã melhor partiu da equipe do Sistema Master de Ensino, uma escola da Zona Norte de Belo Horizonte.
O projeto Sementes do Bem teve início em abril deste ano, quando a equipe escolar planejou uma ação pedagógica que promovesse uma transformação dos portões pra fora da escola. Cada aluno deveria plantar 10 vasinhos com sementes das frutas que eram consumidas no lanche: manga, abacate, mamão, limão, laranja, acerola, uva, maçã, amora, ameixa, tamarindo, dentre outras.
Mas a iniciativa não parou por aí. Todos os alunos deveriam cuidar das suas sementes, regando seus vasinhos, buscando o melhor lugar ao sol e aguardando com paciência até que começassem a germinar e se tornassem mudas.
A ideia foi abraçada por todos, desde as crianças, até a equipe de professoras e os pais. Todos entenderam o seu papel na construção de um futuro melhor para toda a comunidade, já que o projeto trouxe a consciência de que em 10, 20 ou 30 anos, as mudas de hoje serão grandes árvores e estarão dando muitos frutos, contribuindo para o bem-estar de todos.
“Essa é a verdadeira pedagogia do amor, pois ensinamos na prática que ações simples, mas com responsabilidade, nos apropriam da cidade, gerando um sentimento de pertencimento e de poder fazer algo para construir um futuro melhor”, conta Giulliana Drumond, diretora do Sistema Master de Ensino. “É cuidando do meio ambiente e reconectando a criança com a natureza que vamos construir uma sociedade mais gentil, humana e solidária”, completa.
“Essa é a verdadeira pedagogia do amor, pois ensinamos na prática que ações simples, mas com responsabilidade, nos apropriam da cidade, gerando um sentimento de pertencimento e de poder fazer algo para construir um futuro melhor”.
Giulliana Drumond, diretora do Sistema Master de Ensino.
Quem passou pela praça presenciou todo o capricho e carinho depositados em cada vasinho. E o mais difícil foi escolher apenas uma muda para plantar. Alguns vizinhos levaram mudas também para seus familiares e amigos, pois todo mundo queria colaborar com a ação. “Foi um trabalho maravilhoso, que me deixou muito orgulhosa em ver os alunos, nossa equipe e os pais trabalhando juntos na distribuição das mudas”, comentou Cleunice Maria, uma das professoras engajadas no projeto.
As crianças ficaram empolgadas e já estão preparadas para o plantio de novas sementes, já que o projeto vai continuar no próximo ano. A novidade é que o Sistema Master quer envolver outras escolas públicas e privadas do bairro nesta ação, além de empresas do entorno que queiram contribuir.
E se as boas memórias da infância são aquelas capazes de nos trazer grandes emoções ao longo da vida, o projeto “Sementes do Bem” terá um lugar especial no coração de cada criança. “Gostei muito de plantar as sementes sabendo que iríamos distribuir para a comunidade. Aprendi que plantar ajuda a melhorar o mundo”, disse a aluna Alice Tadielo, de 9 anos.
O Sistema Master de Ensino, localizado no bairro Céu Azul, foi a primeira instituição de ensino a integrar o Programa Escolas do Bem em Belo Horizonte. O programa tem como objetivo fomentar ações de responsabilidade social nas escolas, transformando o entorno e promovendo a melhoria do bem-estar de todos os públicos com os quais a escola se relaciona, além de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.
O projeto Sementes do Bem é uma iniciativa que nasceu a partir das prerrogativas deste programa e conquistou um engajamento total da equipe escolar, teve a participação de 100% dos alunos e ajudou a aproximar a escola das famílias, que fizeram questão de colaborar não apenas no mutirão, mas em todo o processo desde a escolha das sementes. Coordenado pelo Instituto Noa, as escolas que aderem ao programa se comprometem em assumir um protagonismo no bairro, desenvolvendo ações que contribuam tanto para o aprendizado do aluno quanto para o bem-comum.