A infância é uma fase muito potente para se propor reflexões e valores como o respeito às diferenças. Quando pequena, a criança é mais receptiva ao diferente. Você já se deu conta que os filmes infantis podem ajudar a ensinar diversidade para crianças?
É importante apresentamos desde cedo o mundo como um lugar rico, com pessoas de várias etnias, culturas e especificidades. Tal postura contribui para que seu filho adquira um olhar mais crítico do mundo.
Por isso, separamos cinco produções – entre nacionais e internacionais, independentes ou de grandes estúdios – que podem servir de apoio ou de gancho para que você reflita, em família, sobre a importância da diversidade.
A produção “Lilo & Stitch” é rica de assuntos interessantes para trabalhar em família. Os protagonistas são havaianos e Lilo, a garotinha de 5 anos do título, adora cuidar de animais desamparados.
Tudo muda, porém, quando ela encontra Stitch, um alienígena super bagunceiro e incompreendido. Além disso, Lilo é criada por sua irmã mais velha, e com Stitch, elas formarão uma configuração familiar inusitada, mas cheia de amor, como todas são.
Cercada de mitos e lendas, a cultura africana, ainda é marginalizada, apesar de sua riqueza. Os filmes da série “Kiriku” são perfeitos para apresentar esse universo fantástico aos pequenos.
Kiriku é um pequeno guerreiro que nasce em uma tribo africana e, desde seu nascimento, se dedica a proteger a natureza, a vida dos animais e a sua tribo. O herói ensina, ainda, que não é preciso ser grande para fazer coisas grandiosas.
Leia também: Educação Inclusiva: mais do que incluir, é preciso criar um ambiente inclusivo
Da mesma forma, as expressões culturais e a mitologia dos povos indígenas podem ajudar a criança a refletir sobre a identidade e autoestima de um povo.
Os filmes da série brasileira “Tainá – Uma aventura na Amazônia” mostram os desafios de uma menina indígena órfã que aprende as lendas do seu povo e se torna guardiã da floresta.
Leia também: Quatro livros divertidos para ler com as crianças
Na linda e premiada produção brasileira “O menino e o mundo”, um menino e sua família moram no campo até que, por conta da falta de trabalho, o pai parte para a cidade grande.
Com saudade, o menino vai atrás do pai e descobre uma cidade cheia de máquinas que se parecem bichos, e marcada pela desigualdade, pela exploração e pela pobreza.
A trama permite discutir não só a desigualdade social como as condições de trabalho injustas que muitas pessoas têm que enfrentar em nome da sobrevivência.
Para falar de diversidade para crianças também indicamos “Zootopia”. A animação da Disney se passa em uma cidade povoada por animais de todos os tipos. Nela, uma coelha e uma raposa terão que superar suas diferenças para desvendar um caso relacionado a uma grave crise da cidade.
Com muita aventura, o filme mostra que pessoas diferentes podem estabelecer conexões profundas. Reforça também que cada indivíduo deve buscar aquilo que sonha para a sua vida, independentemente do que dizem as convenções e os estereótipos sociais.
Nossa fonte: Clube do Quindim