Depressão Infantil é tema de palestra em Sorocaba
2 de setembro de 2017
Resta um de tampinhas
3 de setembro de 2017

A importância de conversar com sua filha(o) pequeno

Como o acesso à linguagem, uma conversa por exemplo, afeta o desenvolvimento e o aprendizado de bebês e crianças pequenas? A cirurgiã pediátrica americana Dana Suskind passou a investigar a fundo essa questão ao operar bebês com problemas auditivos.

Ela percebeu que, entre os bebês que recebiam implantes cocleares (implantes para casos de surdez profunda), os que melhor desenvolviam a habilidade de se comunicar eram os que moravam em lares onde havia mais diálogo, mais interação e mais variedade de vocabulário.
Suas percepções foram reforçadas por um estudo de 1995 que havia identificado que crianças com menos acesso à linguagem (muitas delas em situações de pobreza) chegavam a ouvir 30 milhões a menos de palavras acumuladas até os quatro anos de idade em comparação a outras em situação mais favorável – e essas últimas se mostravam mais preparadas ao entrar na escola, tinham vocabulário mais rico, mais fluência na leitura e, por consequência, conseguiam notas mais altas.
Como uma grande parte do crescimento do cérebro é concluída justamente aos quatro anos, “as crianças que largavam na frente (em termos de linguagem) continuavam à frente; as que começavam com defasagens ficavam para trás”, apontou o estudo.
Para diminuir essas disparidades de linguagem em crianças de famílias carentes, Suskind criou em Chicago, nos Estados Unidos, a Iniciativa Trinta Milhões de Palavras, programa que, desde a maternidade e nas visitas pediátricas, ensina pais e mães a respeito da importância de conversar e interagir com os bebês desde seu primeiro dia de vida, para estimular a construção de novas conexões neurais no pequeno cérebro que se forma.
“Temos aprendido que os cérebros podem ser construídos – ele se alimenta de linguagem e de um ambiente enriquecedor provido pelos adultos nos primeiros anos de vida”, explica Suskind.
“Mesmo que o bebê não entenda o que está sendo falado, a linguagem estará formando a arquitetura do cérebro para o pensamento e a aprendizagem. Pais e cuidadores são a força mais poderosa em construir o cérebro das crianças e prepará-las para a escola”, acrescenta.
O programa agora tem sido expandido para outras áreas dos Estados Unidos, e Suskind – que também é professora da Universidade de Chicago – escreveu um livro com base na experiência: Thirty Million Words – Building a Child’s Brain (Trinta milhões de palavras – construindo o cérebro infantil, em tradução livre).

Fonte: 4daddy.

it (4)