Um conjunto de 11 estudos publicado no periódico Pediatrics sugere que a alimentação das crianças seja melhorada ainda antes que elas aprendam a andar, pois os padrões de alimentação de bebês persistem por muito mais tempo do que se imaginava.
Os pesquisadores analisaram a dieta de quase 1500 crianças de seis anos, comparando seus padrões alimentares com aqueles observados em um estudo que acompanhou as crianças até o primeiro ano. Bebês que consumiam poucas frutas e legumes mantinham o hábito até os seis anos e aqueles que consumiam bebidas açucaradas eram duas vezes mais propensos a consumi-las pelo menos uma vez por dia nessa idade.
O resultado mostra que, desde bem cedo, é fundamental introduzir bons hábitos alimentares na vida da criança, estimulando o gosto por vegetais e outros alimentos naturais. Os cientistas ressaltam a necessidade de os pais serem orientados sobre como fazer os bebês se interessarem por alimentos saudáveis, tarefa dificultada também porque as crianças tendem a gostar de doces.
Fonte: Pediatrics.
Leia também:
Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada na aprendizagem das crianças
Diabetes gestacional: Conheça os riscos que a doença pode trazer à saúde da mãe e do bebê
Distúrbio alimentar pode ameaçar a saúde da criança
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.