Durante a gestação o cuidado com a saúde deve ser redobrado. O consumo de determinados nutrientes, como proteínas, vitaminas e ferro é essencial para que o bebê se desenvolva de maneira saudável. O correto é que a futura mamãe engorde um quilo por mês.
A partir do quarto mês de gestação devem ser consumidas, diariamente, 400 calorias a mais. Isso significa, por exemplo, um prato de macarronada. Então, acabe com o mito de que grávidas comem por dois. O importante é, antes de comer mais, comer melhor para garantir que tanto o corpo da mãe quanto o do bebê recebam todos os nutrientes que precisam.
Para satisfazer necessidades nutricionais adicionais, não se deve simplesmente aumentar a quantidade de comida às refeições, por isso, adote a regra de comer “5 porções de fruta e vegetais por dia”. É preciso evitar alimentos ricos em gordura ou açucarados (por ex. bolos e doces) sempre que possível, porque fornecem muitas calorias mas poucos nutrientes.
No período de gestação é recomendado a ingestão de pelo menos 2,5 litros de água por dia, pois é fundamental para atingir não apenas as necessidades da mãe, mas também as do futuro bebê. Além disso, uma boa hidratação associada ao consumo de fibra (que se encontram nas frutas e vegetais, cereais, amidos integrais como massa, arroz, etc.) contribui para um bom trânsito intestinal.
Fonte: Revista Na Mochila.
Leia também:
Alimentação rica em nutrientes fortalece a imunidade e preveni doenças
Gravidez: Uso frequente de paracetamol pode ser prejudicial ao bebê
Especialista dá orientações para ter uma gravidez saudável
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.