hábitos alimentares
Alimentação: Seis dicas para melhorar os hábitos alimentares das crianças
13 de janeiro de 2019
responsabilidade social
Responsabilidade social é tema de capacitação gratuita para gestores escolares
14 de janeiro de 2019

Antidepressivos na gravidez podem elevar o risco de autismo

antidepressivos

Pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, mostrou que o uso de medicamentos antidepressivos nos dois trimestres finais da gravidez aumenta em 87% o risco de autismo para a criança.

O estudo baseou-se em dados de mais de 145 mil gestações, que revelaram que de 6% a 10% das mulheres grávidas são tratadas com esse tipo de medicamento. Foram analisados dados de crianças nascidas no Canadá entre janeiro de 1998 e dezembro de 2009 – entre os 145.456 bebês, 1.057 foram diagnosticados com autismo.

Do total de bebês, 4.724 (3,2%) foram expostos a antidepressivos quando estavam dentro do útero e 71 deles apresentaram a doença. Para os pesquisadores, as causas do autismo ainda não estão clara, mas sabe-se que genética e ambiente podem influenciar e que os medicamentos no segundo ou terceiro trimestre de gravidez quase dobra o risco de que a crianças seja diagnosticada com autismo por volta dos sete anos.

Fonte: Universidade de Montreal.