varizes
Varizes: cuidados simples podem prevenir problema na gravidez
10 de março de 2019
Amizades de infância contribui para um adulto mais feliz
11 de março de 2019

Cinco dicas para incentivar seu filho a comer bem

Hábitos alimentares saudáveis são importantes para o crescimento da criança. E para que isso aconteça de maneira natural os pais precisam ter paciência e disposição para ensinar aos seus filhos a importância de comer bem.

O costume de comer bem deve ser formado na infância e a família precisa adotar esse hábito alimentar como uma atividade diária na vida da criança, afinal, o comportamento alimentar do pequeno está diretamente ligado às interações familiares.

No contexto atual, os adultos várias vezes pretendem apenas alimentar a criança, esquecendo o mais importante: nutri-las.

Nos primeiros dois anos de vida do bebê os pais devem evitar ao máximo a oferta do açúcar, uma vez que o paladar está sendo formado e a criança já começa a ter preferências. É nessa fase que se deve variar ao máximo a oferta de frutas, legumes e leguminosas, expondo a criança aos diferentes sabores e texturas.

No momento da escolha do alimento a ser oferecido, o adulto precisa diferenciar o seu paladar com o da criança que está em formação, o que ocorre geralmente é que um alimento que não é aceito pelo adulto também não é oferecido à criança.

Entre dois e seis anos de idade, encontramos na criança uma necessidade de conhecer o ambiente, diminuindo seu interesse pelo momento da refeição, aliado a isso é frequente nessa fase a neofobia alimentar (medo de experimentar novos sabores).

As crianças também acabam diminuindo sua preferência por alimentos aos quais foram pressionadas ou coagidas a comerem, por isso é importante não tornar o momento da refeição uma guerra.

Portanto, é essencial respeitar a autonomia da criança no processo da alimentação, principalmente respeitando a sua saciedade. Forçar a criança a comer ou castigá-la se não comer, são atitudes a serem evitadas. Não se deve também trocar as refeições por mamadeiras ou alimentos não saudáveis. Às vezes com medo da criança “passar fome”, os pais acabam cedendo a chantagens dos filhos e impõe hábitos não saudáveis.

Saiba como incentivar seu pequeno a se alimentar melhor:

– Envolva a criança no processo culinário, desde a compra dos alimentos, até sua preparação, isso também a torna responsável pela refeição, o que facilita sua ingestão.

– Estudos comprovam que um mesmo alimento deve ser oferecido de 8 a 10 vezes e de formas diferentes, para que se possa afirmar que ele não foi aceito, por isso paciência e persistência são muito importantes nessa hora.

– Invista na apresentação, afinal todos nós “comemos com os olhos”. Atualmente existem utensílios que permitem cortar frutas e legumes em vários formatos (como estrela e coração), isso deixa o prato bem mais atrativo.

– Ofereça frutas e legumes em preparações como bolos, sucos, tortas e suflês, isso também aumenta a oferta desses alimentos e facilita a sua aceitação.

– Não se esqueça, os pais são o exemplo. Não dá para insistir com a criança tomar um copo de suco se vocês tomam refrigerante. A criança copia e observa tudo que o adulto está fazendo.

Fonte: Nutrifam.