alimentação saudável
Saiba como convencer as crianças a ter uma alimentação saudável
31 de janeiro de 2019
dores
Quatro dicas para aliviar dores nas costas durante a gravidez
1 de fevereiro de 2019

Gravidez: Cinco dicas para cuidar bem do corpo na gestação

corpo

Apesar do corpo da mulher ser preparado para gerar um bebê, é necessário tomar alguns cuidados básicos durante a gestação, pois o corpo sofre muitas alterações e nesta altura deve-se redobrar a atenção. Aqui vão algumas dicas da Dra. Vera Lúcia Escobar Archilla que é ginecologista e obstetra.

1) A higiene neste período é muito importante. A grávida deve tomar o cuidado de escovar bem os dentes após as refeições, utilizando uma escova macia e massageando as gengivas.

2) O sono, que vem incontrolável já nas primeiras semanas da gestação, é totalmente normal. Por isso, a mulher deve dormir para descansar. O ideal é que o sono seja de pelo menos 8 horas, embora algumas mulheres precisem dormir mais tempo. Com o avanço da gestação, começa a ficar difícil encontrar uma posição na cama. O ideal é dormir de lado (aquele que é mais confortável pra você e para o bebê) e colocar um pequeno travesseiro entre as pernas, para que a coluna fique bem alinhada.

3) Se a gestação é normal, os exercícios físicos são bons durante a gravidez, mas devem ser orientados por um profissional competente. Por exemplo, caminhar é um bom exercício para as gestantes. Ajuda, inclusive, a controlar inchaços. Mas se o incômodo for insistente, é recomendável descansar com as pernas elevadas, principalmente nos dias quentes.

4) Para gestantes, o ideal é usar roupas confortáveis, não apertadas. O sapato preferencialmente deve ter salto grosso, de mais ou menos 4 a 5 centímetros, pois a grávida é mais sujeita a quedas pela mudança do centro de gravidade (o abdome cresce e a coluna tende a vir para a frente).

5) A vida sexual deve ser normal, ou seja, não precisa mudar porque está grávida. Se houver qualquer restrição à atividade sexual, por complicações durante a gravidez, seu médico dará as orientações.

Fonte: Dra. Vera Lúcia Escobar Archilla é ginecologista e obstetra, formada pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp.