alimentação
Boa alimentação durante a gravidez ajuda a evitar problemas de saúde no bebê
28 de janeiro de 2019
Quintal Dó-Re-Mi participa do Brinca Sorocaba
29 de janeiro de 2019

Planejamento gestacional também deve incluir visitas ao dentista

gravidez

As mulheres que pretendem engravidar têm uma lista de cuidados a tomar. É preciso acompanhamento do ginecologista para conferir como está o sistema reprodutivo; colocar a carteirinha de vacinação em dia e começar a tomar vitaminas, como o ácido fólico, por exemplo. O que a maioria delas não imagina, é que também devem dar uma atenção especial à saúde bucal e incluir visitas regulares ao dentista.

De acordo com o dentista Fabiano Guskuma as futuras mães não podem se descuidar da qualidade da saúde bucal, pois as lesões na boca servem de porta de entrada para outras infecções que podem ocasionar em doenças mais severas, como problemas de pressão arterial, por exemplo.

“Um simples problema de placa bacteriana, se não tratado adequadamente, pode levar a futura mamãe a desenvolver problemas que interferem no desenvolvimento da gestação”, explica Guskuma.

Para o profissional, é extremamente importante a gestante ou a futura mamãe redobrar os cuidados com a boca. Isso inclui usar o fio dental diariamente, reforçar a escovação e ter uma alimentação equilibrada, além de realizar visitas periódicas ao dentista.

O ideal, aconselha Guskuma, é a mulher que está tentando engravidar procurar um dentista para resolver todos os eventuais problemas bucais, como placas ou cáries, antes de engravidar.

Já estou grávida, e agora?

Segundo Guskuma, os três primeiros meses de gestação necessitam uma atenção especial por parte do dentista, pois é o período mais delicado da gestação. Neste sentido é recomendado que a paciente realize procedimentos bucais apenas no segundo trimestre de gestação, nos casos em que a gestante não possua nenhuma enfermidade urgente.

“Esta avaliação deve ser realizada em parceria entre o dentista e o ginecologista. Por isso é extremamente importante a gestante continuar as visitas periódicas durante a gravidez para que o profissional possa avaliar a evolução da saúde bucal e interferir em caso de necessidade”, conclui o dentista.

 

Fonte: Fabiano Guskuma, dentista da clínica Oral Sin.

 

Leia também:

 

Mitos e verdades sobre gravidez gemelar

 

Sete dicas de amamentação para mamães de primeira viagem

 

Boa alimentação durante a gravidez ajuda a evitar problemas de saúde no bebê

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.