desmatamento
Amazônia: livro gratuito conscientiza crianças sobre o desmatamento ilegal
2 de setembro de 2019
bebes creche bncc
Bebês em foco na BNCC: curso gratuito para professores da primeira infância
19 de setembro de 2019

Escola Sagrada Família, de Salto (SP), doa cadeira de rodas para lar de idosos

lacre solidario

Colaboração da comunidade e da imprensa local foi fundamental para que a meta da Campanha do Lacre fosse alcançada. Agora, a arrecadação recomeça

Pais, educadores, funcionários e pequenos alunos. Todos estavam entusiasmados durante a Festa da Família, promovida pela Escola Sagrada Família, em Salto. Mas, para o representante do Lar Frederico Ozanam, José Fernando Marzullo, o evento teve um significado ainda mais especial: a instituição que acolhe idosos que não dispõem de assistência familiar recebeu uma cadeira de rodas, a segunda doada por essa Escola do Bem.

A doação só foi possível graças a mobilização das pessoas que estavam presentes. Mas não apenas elas. Toda a comunidade ao redor abraçou a causa e se mobilizou para atingir a meta estabelecida pela campanha “Lacre Solidário”: arrecadar 140 garrafas pet cheias de lacre.

Essa mudança de atitude – ao invés de descartar os lacres, as pessoas juntam e fazem a entrega nas escolas que fazem parte do programa “Escolas do Bem” – beneficia não apenas o meio ambiente, mas também pessoas que possuem mobilidade reduzida e dependem de uma cadeira de rodas.

Ir. Tatiana (Escola Sagrada Familia), Lucy De Miguel (Escolas do Bem), José Fernando Marzullo (Lar Frederico Ozanan), Ir. Kelly (Sagrada Família)

“O alcance das metas é um atestado de que educadores, gestores e a população em geral compartilham conosco a crença de que podemos construir um mundo melhor valorizando a Primeira Infância, e tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como referência. Ficamos muito orgulhosos das nossas conquistas, mas sabemos que ainda há muitos desafios. Vencê-los só é possível com a ajuda de todos”, sintetiza a jornalista Lucy de Miguel, fundadora do Instituto Noa, entidade mantenedora do Programa Escolas do Bem.

Arrecadação não para

Quando se pensa em um gesto de solidariedade, é preciso lembrar que essa é uma experiência transformadora também para quem ajuda. Contagiada pela vontade de fazer o bem, a diretora da Escola Sagrada Família, irmã Kelly Pereira Primo, faz questão de esclarecer que a arrecadação recomeça rumo a quarta cadeira de rodas. “Somos gratos a toda a comunidade educativa, familiares, amigos que tem nos ajudado a conquistar este árduo empenho de juntar os lacres para trocarmos por cadeiras de roda. Convidamos a todos a continuarem conosco neste empenho. Saber que nossas ações somadas mudam a vida de pessoas, não tem preço”.

A Campanha do Lacre Solidário é fruto de uma parceria entre o Instituto Noa e a CCR Via Oeste, que é responsável por dar aos lacres a destinação adequada. As escolas, por sua vez, têm liberdade para escolher a instituição que irá receber a doação de uma cadeira de rodas.

Poder público reconhece as Escolas do Bem

A entrega da cadeira foi feita, no último sábado, dia 31, pela Irmã Kelly Pereira Primo e pela Irmã Tatiana Nascimento, que coordena o Serviço de Ação Pastoral da unidade. Além de celebrar o engajamento da comunidade, a Festa da Família também serviu para oficializar o reconhecimento do poder público a essa iniciativa pioneira de responsabilidade social nas escolas.

Representando o prefeito, Geraldo Garcia, a secretária de Educação de Salto, Fernanda Barbutto, conduziu uma homenagem à escola Sagrada Família, que recebeu o título de Escola do Bem pelo quarto ano.

Além disso, como parte da proposta de apadrinhamento de uma instituição da rede pública para o desenvolvimento de ações integradas, as representantes da Escola Estadual Maria Tereza Guimarães de Ângelo – a diretora Tatiane Pereira Iamamoto e a coordenadora Erani Stutz.- também estiveram presentes e foram reconhecidas como uma Escola do Bem.

Como você pode ajudar

A Campanha do Lacre Solidário é realizada de maneira contínua. A cada vez que a meta de 140 garrafas pet repletas de lacres é atingida, a arrecadação recomeça, visando a conquista de outras cadeiras de rodas. Se você se interessou e quer ajudar nesta campanha, veja onde entregar os lacres:.

Escola Sagrada Familia
Av. Pedro II, 804 – Centro – Salto (SP) – Fone: 11 4028-9616

EE Maria Tereza Guimarães de Ângelo
R. Pirassununga, 235 – Jardim Marilia, Salto (SP) – Fone 11 4029-2344

Sobre o Programa Escolas do Bem

Em seu quarto ano de atividade, o Programa Escolas do Bem, coordenado pelo Instituto Noa, já beneficiou cerca de 20 mil famílias em 16 cidades do estado de São Paulo, envolvendo 105 escolas públicas e privadas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos adultos quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança entre 0 e 6 anos, além de aumentar o bem-estar das famílias em prol de uma sociedade melhor. Também atua no fortalecimento da gestão escolar, promovendo a capacitação dos educadores e dos gestores.

Devido à importância de se trabalhar com temas tão relevantes para o desenvolvimento social, o projeto vem expandindo sua atuação por outras cidades do Brasil. Mais informações no site www.escolasdobem.com.br.