Milk shake de morango
7 de outubro de 2016
Quatro escolas particulares de Boituva recebem o título de “Escolas do bem”
18 de outubro de 2016

Feira de Troca de Brinquedos reúne mais de mil pessoas no “Chico Mendes”

Mais de mil sorocabanos, entre crianças e adultos, participaram na manhã do último domingo (dia 9) da Feira de Troca de Brinquedos e Livros no Parque Natural “Chico Mendes”, localizado no Alto da Boa Vista. O objetivo da iniciativa municipal foi estimular o consumo consciente entre as famílias, às vésperas do Dia das Crianças (12 de outubro), uma das datas mais rentáveis para o comércio.
Organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Escolas do Bem do Instituto Noa, com apoio do Edukatu – Rede de Aprendizagem para o consumo consciente, a ação fez parte de um movimento nacional do Instituto Alana, que levanta a bandeira de um Dia das Crianças diferente.
Para a coordenadora da Criança e do Adolescente, Marilene de Oliveira, o evento foi um sucesso. “Recebemos muitos elogios pela organização da feira, graças à participação dos monitores da Secretaria de Esporte e Lazer, da Uniesp, da Coordenadoria da Juventude e da Escola da Família. Além disso, a potencialização do evento se deu pela parceria com o Projeto Escolas do Bem, do Instituto Noa”, agradeceu.
Muito mais do que trocar um brinquedo que não interessa como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra. “Já existe um público em Sorocaba que incorporou a feira de troca de brinquedos na vida da família e as crianças estão criando a cultura de separar brinquedos para as próximas edições. É muito bom trabalhar na prevenção e fazer a diferença na vida das crianças da nossa cidade”, completou.
Além de se divertirem durante as trocas de brinquedos, as crianças puderam ter contato e brincar com crianças de toda a cidade. O evento também contou com outros atrativos especiais, como pintura facial e oficinas. Muitas famílias ainda aproveitaram o domingo de sol e fizeram piquenique no Parque Natural “Chico Mendes”.
Pedro Albuquerque, 7 anos, morador do Trujillo, participou da Feira de Troca de Brinquedos e Livros e saiu feliz com os novos brinquedos. Ao lado de sua mãe Cristina Albuquerque, ele negociou com outras crianças diversos gibis e jogos que levou ao evento. “Além dele estar feliz com as novidades que vamos levar para casa, ainda vou conseguir economizar nesse Dia das Crianças. Foi tudo perfeito”, afirmou a mãe.
De acordo com a organização do evento, os brinquedos que não foram trocados serão doados à brinquedoteca do Conselho Tutelar de Sorocaba e ao Grupo Teens.
Fonte: SECOM Sorocaba.