O evento de trocas de brinquedos foi promovido pelas escolas Espaço Lúdico, Espaço Pensar e Green Kids School, com o apoio da Subprefeitura da Lapa e do Jornal do Bairro.
Uma manhã de sol, ideal para uma brincadeira na pracinha, em meio a muita natureza. Esse foi o cenário da Feira de Trocas de Brinquedos, que aconteceu no dia 16 de outubro, na Praça Diogo do Amaral, na região da Lapa.
As crianças chegaram dispostas a trocar seus brinquedos e trouxeram as sacolas cheias. O resultado foi muita integração, muita alegria e uma satisfação total das famílias, que pediram mais eventos deste tipo.
“A ideia é extremamente interessante para as crianças entenderem que dá pra brincar com outros brinquedos, e o legal é ir acostumando, desde pequenos, essa questão da troca e do compartilhar”, disse Camila, uma das mamães presentes no local.
A ação é importante para ensinar as crianças sobre sustentabilidade, os cuidados com o planeta e o meio ambiente, além de reforçar o contato com a natureza e a ocupação dos espaços públicos.
A ideia é bem simples: as crianças separam os brinquedos que já não são mais tão interessantes, mas que estejam em perfeito estado, higienizam com álcool (com a ajuda de um adulto), embalam em um saquinho plástico e levam para trocar na praça. Podem levar quantos brinquedos quiserem.
É importante que a criança esteja acompanhada por um adulto e levem uma toalha de mesa velha, um lençol ou uma canga para expor seus brinquedos na praça.
A entrada é gratuita e as trocas são feitas apenas pelas crianças, sem a intervenção dos pais.
A ação já acontece há muitos anos e visa incentivar o consumo consciente, já que trocar também é bastante divertido.
Neste ano o evento aconteceu seguindo todas as regras de segurança, com o reforço das escolas para que todos usassem máscaras e mantivessem o distanciamento social, evitando aglomerações.
Uma equipe de monitores, formada pelos professores das escolas, permaneceu no local orientando a todos que quisessem participar desta ação.