xadrez
Xadrez é aliado no tratamento de crianças hiperativas
25 de novembro de 2018
valores
Cinco valores que precisam ser ensinados para as crianças desde cedo
28 de novembro de 2018

Leite: Conheça os benefícios deste alimento para as crianças

leite

O leite é o alimento com maior concentração de cálcio, mineral que age diretamente na formação da massa óssea. E cerca de 70% dela é formada até a adolescência. Por isso, ele se torna um alimento fundamental durante a infância. Também é fonte de minerais, como potássio (importante para o equilíbrio dos fluidos corporais e as contrações musculares), o fósforo (essencial para a formação óssea e o fornecimento de energia para as células) e o magnésio (que auxilia na absorção das proteínas e em outros processos no organismo da criança).

O leite também é fonte de vitamina A, que aumenta a imunidade, combate doenças de pele e melhora a visão; vitamina B1, que ajuda no funcionamento cerebral e cardíaco; vitamina B2, que protege contra a anemia e outras vitaminas do complexo B, que ajudam no crescimento e no ajuste do sistema imunológico.

Os iogurtes, além de conservarem as características nutricionais do leite, também contam com a presença de probióticos. A maior popularidade do iogurte está no fato de ser fácil de tomar, pode apresentar um sabor mais agradável, apresenta aspectos nutritivos e benefícios à saúde numa boa medida, além de contribuir para o consumo de proteínas. Também é rico em cálcio, fósforo, potássio, zinco; além de conter algumas vitaminas do complexo B. O iogurte integral contém ainda boas quantidades de vitamina A. Muitos, hoje em dia, são enriquecidos com mais cálcio e vitamina D.

Os queijos também são alimentos fundamentais para uma vida saudável, fonte dos nutrientes encontrados no leite.  Porém, tanto para iogurtes como para queijos é necessário ter muito cuidado nas escolhas. No caso dos iogurtes, opte por aqueles com menos ou sem açúcar adicionado, com menor número de conservantes, aromatizantes e outros ingredientes industrializados. Já para os queijos, opte  por aqueles com menor teor de gorduras e sódio.

Dicas de lanches:

– Suco de frutas natural + pão de forma integral com queijo fresco
– Água de coco + biscoito salgado integral com cream cheese + fruta
– Iogurte + aveia + fruta
– Fruta + pão de queijo caseiro

Fonte: Dra. Patricia Canineu, médica nutróloga da ENVIVA Consultoria em Saúde e Nutrição.