Instituto Noa apresenta o Programa “Escolas do Bem” à Secretaria de Educação de Sorocaba
18 de fevereiro de 2017
Quando começa o aprendizado do bebê?
19 de fevereiro de 2017

Má alimentação durante a gravidez pode ocasionar problemas de saúde ao bebê

nutrition-pregnancy_720.jpg

Imagem: Divulgação.

A gravidez, os primeiros dias de vida e a primeira infância são os períodos de crescimento e de desenvolvimento mais importantes do ciclo da vida humana. Uma má nutrição durante esses períodos pode ocasionar diversos problemas de saúde.

Durante e após a gravidez, a alimentação tem um papel essencial na saúde e no desenvolvimento da criança. A educação nutricional pode permitir que a mãe faça escolhas melhores e saiba “o que comer”, e assim, melhore seus hábitos alimentares e os de seus filhos.

Uma má alimentação durante a gravidez ou imediatamente após o nascimento pode ocasionar:

• um atraso no crescimeto;

• um atraso no desenvolvimento psicossocial;

• problemas cognitivos, educativos e comportamentais;

• um risco mais elevado de sofrer problemas psiquiátricos mais tarde.

É essencial que as mães e os bebês consumam bons elementos nutritivos em quantidade suficiente. Isso deveria representar uma prioridade antes e durante a gravidez, assim como durante o período de amamentação, a primeira infância e todas as etapas do ciclo de vida.

Fonte: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.