Conheça as doenças infantis que estão sumindo do mapa
20 de outubro de 2016
Salada de macarrão penne com atum
21 de outubro de 2016

Objetivo de Piedade recebe o título de “Escola do Bem”

Programa “Escolas do bem” chega a Piedade com apoio da Secretaria Municipal de Educação
Melhorar o conhecimento dos pais, impactando na qualidade de vida das famílias e na formação de melhores cidadãos para o município e para o nosso País. Esse é o objetivo do programa “Escolas do Bem”, coordenado pelo Instituo Noa, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Sorocaba (SP), que tem como missão promover os direitos da criança e do adolescente por meio da comunicação.
O programa foi apresentado para as diretoras das escolas da rede pública e privada no dia 20 de outubro, na Secretaria de Educação, com as presenças da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva e do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Dr. Caio Cézar da Silva Martori. Durante o evento, o colégio Objetivo de Piedade, que participa do programa neste ano de 2016, recebeu o título de “Escola do Bem”, consagrando o compromisso assumido em contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Segundo a presidente do Instituto Noa, Lucy de Miguel, o objetivo é formar uma grande rede do bem, entre as escolas públicas e privadas, para disseminar conhecimentos sobre o universo infantil e promover uma transformação na cidade. “O programa visa orientar e conscientizar pais e educadores, com um conteúdo transformador, por meio de várias ferramentas de comunicação, como aplicativo, website, impresso e pelas redes sociais.  Levamos orientações sobre como cuidar das crianças desde os primeiros meses da gestação. Desejamos que esses adultos possam preparar as crianças para viver e atuar em uma cidade melhor e mais sustentável”, explica Lucy.
Para o Dr. Caio Martori, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer “ter o programa em nosso município é muito positivo, pois vai ao encontro com a filosofia educacional da atual gestão municipal. Entendemos que é fundamental para o desenvolvimento da sociedade que cada vez mais se adotem práticas de desenvolvimento sustentável”, explica.
Ineditismo
De acordo com a presidente do I-Noa, as “Escolas do bem” assumem o compromisso de  contribuir com o cumprimento de sete das 17 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até o ano de 2030: melhorar a alimentação, saúde de qualidade, educação de qualidade, redução das desigualdades, consumo consciente, paz e justiça, além da parceria pelas metas.
“Trata-se de uma iniciativa inédita que irá fomentar o bem-estar social a partir da união de instituições do setor da educação, visando a construção de uma cidade melhor no futuro. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram lançados em 2016 e essa agenda foi assumida por 194 nações do mundo, incluindo o Brasil. Mas para que as mudanças aconteçam, o trabalho deve ser realizado localmente, ou seja, em cada município”, ressalta Lucy De Miguel.
Conforme explica a idealizadora do projeto, o programa – que está sendo implantado em outras cidades da nossa região – irá orientar as famílias sobre temas relacionados à infância, tais como: pré-natal, parto e gestação, alimentação infantil, saúde, comportamento, meio ambiente e importância do brincar, entre outros temas relevantes. “Preparar as crianças para um futuro melhor significa cuidar da gestação, do nascimento, dos primeiros seis anos que compõem a primeira infância, considerada a fase mais importante para o desenvolvimento pleno da criança”.
Em fevereiro de 2017, os dirigentes das instituições que fizerem a adesão ao programa receberão o título “Escolas do Bem”, em uma cerimônia que será realizada na sede da Secretaria de Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Piedade localizada na Rua Rui Barbosa, nº. 33 no centro de Piedade.