amamentação
Sete dicas de amamentação para mamães de primeira viagem
4 de maio de 2020
beijinho
Aprenda a fazer um beijinho saudável para o seu Arraiá do Bem
16 de junho de 2020

Quer aprender a fazer um painel sonoro com sucata?

foto: Pinterest

Construir um painel sonoro pode ser uma brincadeira incrível para fortalecer os vínculos entre os adultos e as crianças. Mais do que isso, a música é imprescindível no desenvolvimento do cérebro da criança, e começa ainda mesmo na gestação.

Aliás, toda criança gosta de música (e precisa dela para se desenvolver!). E, mais ainda, elas adoram descobrir os sons produzidos por diversos materiais. Por isso, queremos mostrar a você uma atividade que vai encantar crianças de qualquer idade (entre 0 e 120 anos). A ideia é produzir um PAINEL SONORO com sucatas ou materiais não-estruturados, como são chamados atualmente. Sabe aquela latinha ou embalagem de produto de limpeza que iriam para o lixo? Pois podem se transformar em ótimos tambores. Veja este vídeo com dicas do pessoal do Reciclaí e inspire-se! Em seguida, nós preparamos um mix de ideias para o seu painel ficar bem divertido.

Veja o painel construído pelo pessoal do Reciclaí

QUAL O TAMANHO IDEAL DO PAINEL SONORO?

Um painel sonoro trata-se de um “muro ou parede musical”. Não significa que precise de um espaço grande para construir o seu. Dá para fazer usando um pedaço de madeira ou mesmo uma tela/quadro que não tem mais utilidade. A base também pode ser um palete, a grade, o portão. Use o que a sua imaginação mandar e o espaço permitir.

TUDO SE APROVEITA

É isso mesmo. Tudo o que vai para o lixo, ainda que reciclado, pode produzir sons incríveis no painel: do metal ou plástico, da borracha ao tecido. Então, essa atividade não precisa ser feita em um dia só. Você pode ir juntando as sucatas e depois de uns dias criar um painel bem divertido!

OS GRAVES E AGUDOS NO PAINEL SONORO

Ninguém precisa ter estudado música para confeccionar um painel sonoro, mas algumas dicas são bem válidas: quanto maior o material usado, mais grave é o som produzido (mais baixo). Você pode fazer testes: experimente bater com uma colher de pau no fundo de um balde e em um pequeno copo de plástico. Você percebe que o som produzido pelo objeto menor é mais agudo (alto e fino). Enquanto no balde fica grave (grosso e baixo).

Desta forma, na hora de estruturar a sua parede musical, procure agrupar os sons graves e agudos, colocando os objetos menores na parte de cima, seguindo uma sequência de tamanhos, e os maiores na parte de baixo.

INSTRUMENTOS DE CORDAS PARA PAINEL SONORO

A música também é produzida pela vibração das cordas. Entenda-se “cordas” como fios de todos os tipos, inclusive os elásticos. A lógica do som grave e agudo produzido pelas cordas tem relação com a espessura e tensão (o quanto está esticada). Então, cordas mais grossas e menos tensionadas produzem sons mais graves, enquanto as cordas mais finas e mais tensionadas produzem os sons agudos. Veja alguns exemplos:


Gostou das sugestões? Então, se você criar um painel sonoro depois de ler nossas dicas, faça um vídeo ou uma foto e compartilhe nas redes sociais com as hashtags #painelsonoro2020 e #nossopainelsonoro.

Quer mais inspirações?

Se você é educador e quer mais informações para construir um painel sonoro em sua escola, separamos aqui alguns sites inspiradores para vocês:

Orquestra Musical – com Celi Redondo

Musicalizando com Tio Carlos

Reciclaí Arte e Educação Ambiental