Por que as brincadeiras deveriam ser parte da vida de todas as crianças?
12 de dezembro de 2017
Excesso de treinamento pode lesionar crianças
14 de dezembro de 2017

Papel do pai é fundamental nas brincadeiras e reforça os vínculos afetivos

31150598 - father and children playing near a house at the day time

Apesar de hoje não ser mais possível falar em modelo de pai, já que a constituição das famílias está cada vez mais diversa, ainda assim é necessário ressaltar a figura paterna como ímpar na formação do filho.

Quando abre mão dos compromissos ou mesmo dos seus momentos de descanso para se dedicar a brincar com a criança, o pai está somando pontos na relação mais importante da sua vida.

“Esse tema da presença dos pais na vida dos pequenos tem aparecido cada vez mais nas reflexões e é superimportante. Brincar é sempre um fortalecimento de vínculos, então, nada mais pertinente do que pai (e mãe) brincarem com seus filhos”, explica Maria Lúcia.

O empresário Edivan Joca de Araújo exerce com prazer essa função de participar das atividades lúdicas com as crianças. Pai das gêmeas Letícia e Larissa, de 11 anos, e Lucca, de 7 anos, ele costuma se dedicar com grande empenho nos cuidados com os pequenos, levando e buscando na escola diariamente e procurando estar presente na educação, nas regras, na alimentação e, claro, nas brincadeiras.

Edivan conta que os momentos de descontração acontecem sempre no começo da noite, que é quando as crianças voltam da escola, e aos finais de semana, quando ele está de folga.

“As brincadeiras são muitas. Na maioria das vezes, jogamos bola, brincamos de pega-pega, rolamos no chão. Um momento bastante divertido é quando disputamos o jogo da memória nos tablets.

Outro papel que sempre assumi foi acompanhar nos brinquedos do parque de diversões: carrinho de trombada, roda-gigante, montanha-russa… Nessas horas, sou eu que me divirto junto com eles”, salienta.

A mãe das crianças, a empresária Ester Parreira de Miranda, acredita que este envolvimento do marido com os filhos só traz recompensas. “Os três têm uma ligação forte com ele e se espelham muito no exemplo que o pai passa. Ele é um homem sério, que trabalha muito, mas sabe se divertir com os filhos e mostrar o afeto e o lado descontraído das coisas. Acho isso fantástico, pois as crianças têm se desenvolvido com responsabilidade, mas também com leveza”, afirma.

Texto Rose Araujo

Fonte: Maria Lúcia Medeiros, coordenadora executiva do movimento Aliança pela Infância

289_8_Natal-Shopping-Cidade-Campanha-Promoção_banner_escola_do_bem