Faça um bloco de anotações de coruja com seu filho
10 de dezembro de 2017
Papel do pai é fundamental nas brincadeiras e reforça os vínculos afetivos
13 de dezembro de 2017

Por que as brincadeiras deveriam ser parte da vida de todas as crianças?

play_720.jpg

Imagem: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

As brincadeiras são um fenômeno universal e um direito das crianças. São atividades espontâneas, gratificantes e divertidas que oferecem inúmeros benefícios:

• Educativos: as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver as habilidades que são as base do aprendizado da leitura, da escrita e das matemáticas.

• Sociais: as brincadeiras oferecem oportunidades de socialização com os pares da mesma idade, de aprender a entender os outros, de se comunicar e de negociar.

• Cognitivas: as brincadeiras encorajam as crianças a aprender, a imaginar, a categorizar e a resolver problemas.

• Terapêuticas: as brincadeiras permitem às crianças se expressar sobre os aspectos perturbadores de seu cotidiano como os fatores de estresse, os traumatismos, os conflitos familiares e outros dilemas.

As crianças vivem em uma época de horários carregados, onde as expectativas em relação ao seu desempenho são elevadas. Elas precisam de tempo e espaço necessários para descobrir as alegrias e os benefícios das brincadeiras livres.

289_8_Natal-Shopping-Cidade-Campanha-Promoção_banner_escola_do_bem