linhaça
Receitas: Aprenda a fazer um bolo de fubá com linhaça rico em fibras
16 de setembro de 2018
escolas-do-bem
“Escolas do Bem” de Sorocaba doam duas cadeiras de rodas
17 de setembro de 2018

“Pinguinho Cultural” agita a escola “Pinguinho de Gente”

Na última semana, a Escola de Educação Infantil “Pinguinho de Gente”, de Itu, promoveu o evento “Pinguinho Cultural”. A atividade mobilizou todas as turmas, com o objetivo despertar o interesse pela leitura, aprimorar o vocabulário, raciocínio e interpretação.

A cada dia, foi realizada uma dinâmica diferente para promover a contação de histórias, com destaque para a presença da autora Danúbia Barros, que escreveu o livro “A Valsa dos Cavalos”. Por meio da história do cavalo Pangaré, ela resgata cantigas e valsas populares.

A proposta da iniciativa foi reforçar o papel da cultura enquanto um elemento social que nutre o processo escolar de conhecimento, baseado em saberes, vivencias e experiências ricas em produção pedagógica e social. E o balanço do Pinguinho Cultural foi bastante positivo.

Ao longo da semana. as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os livros, autores, histórias seus cuidados. Ao ouvir histórias, os pequenos, mesmo sem perceber exercitam a oportunidade de pensar criticamente. O flerte com o faz de conta é o passaporte para um mundo encantador, que gradativamente introduz um conflito, ou seja, um evento que precisa ser solucionado.

Veja, abaixo, outras fotos do Pinguinho Cultural:

Encontre essa Escola do Bem

Encontre essa Escola do Bem no Instagram e Facebook

Sobre o Escolas do Bem

“Escolas do Bem” é um projeto inovador de responsabilidade social, que reúne escolas de todo o Brasil para promover o bem-comum,  com iniciativas que se refletem na cidade onde cada instituição atua. Porém, também ajuda no fortalecimento da gestão escolar, promove a capacitação dos educadores e orienta as famílias quanto aos cuidados para o desenvolvimento integral da criança.

Na prática, a instituição passa a fazer parte de uma grande rede do bem, assumindo o compromisso de contribuir com 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A partir daí,o participante tem acesso ao conteúdo do programa e aos cursos (aplicativo, site e redes sociais), obter informações importantes e atualizadas sobre gestão escolar, como também participar das campanhas promovidas ao longo do ano.

Saiba como se tornar uma Escola do Bem