Escola Cultura da Infância investe na preparação das educadoras
21 de janeiro de 2019
adaptação
Adaptação escolar: saiba como ajudar seu filho a lidar com a mudança
22 de janeiro de 2019

Consumo de refrigerante é maior na idade escolar

refrigerante

Refrigerante é a bebida industrializada com maior adesão entre crianças e adolescentes, sendo consumida por 97% daqueles na faixa de 10 a 12 anos, segundo dados do Estudo Geral dos Meios (EGM), da Ipsos Brasil. O consumo de outras bebidas industrializadas, como achocolatado, leite aromatizado e sucos, segue a mesma tendência, com maior incidência entre aqueles em idade escolar.

Os dados fazem parte de levantamento feito pela Ipsos nas nove principais regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília), no qual foram entrevistadas mais de 36 mil pessoas acima de 10 anos.

Sucos industrializados são o segundo item com maior nível de consumo, com adesão de 93% entre aqueles na faixa etária de 10 a 12 anos, seguido por achocolatado, consumido por 86% dos entrevistados nessa faixa de idade. O produto com menor índice de consumo é o leite aromatizado, mas ainda assim presente na dieta de 43% das crianças e adolescentes entre 10 e 12 anos.

A pesquisa também revela que o consumo dessas categorias diminui à medida que aumenta a faixa etária, sendo menor entre adultos e idosos. No caso do refrigerante, contudo, apesar de queda, o consumo continua acima de 80% mesmo entre aqueles com mais de 30 anos e acima de 70% entre os com mais de 40 anos.

“O pronunciamento dessas grandes empresas reforça o compromisso das marcas com a missão de cuidado da saúde e educação da população, neste caso a brasileira, e mais importante ainda, de um público vulnerável como é o infantil, acompanhando movimentações do tipo que vemos em outras partes do globo. Acredito que há uma enorme oportunidade para a ampliação de oferta de produtos naturais, neste caso bebidas, para continuar estreitando o relacionamento entre marcas e pessoas”, aponta Diego Pagura, diretor de negócios da Ipsos Connect, unidade responsável pelo estudo.

Fonte: Diego Pagura, Ipsos Connect.