antidepressivos
Antidepressivos na gravidez podem elevar o risco de autismo
14 de janeiro de 2019
Relacionamento
Relacionamento entre pai e mãe influencia o comportamento das crianças
14 de janeiro de 2019

Responsabilidade social é tema de capacitação gratuita para gestores escolares

responsabilidade social

Foto: Depositphotos

O objetivo do Instituto Noa é promover uma reflexão sobre um novo modelo de gestão para as escolas privadas, focado na melhoria do bem-estar social e ambiental, como ferramenta poderosa para o crescimento de todos.

Como um gestor da área de educação pode ampliar os resultados financeiros de sua escola, diante de um cenário de alta competitividade, baixa qualificação profissional e de uma economia ainda engatinhando numa recuperação?

De acordo com a professora e doutora em Ciências da Informação, Lucy De Miguel, “a única e melhor saída para qualquer empresa, e não somente na área da educação, é implementar uma nova forma de gestão, que seja movida por um propósito. Este novo modelo vem sendo adotado por grandes empresas no Brasil desde a década de 1990 e vem crescendo exponencialmente entre as médias e pequenas empresas, principalmente com as startups”, garante a especialista. “A nova economia está mostrando que quem não for movido por um propósito que vá além do próprio negócio, vai ficar para trás”.

Isso quer dizer que não basta que uma empresa ofereça aos clientes apenas seus produtos ou serviços. Quem quiser prosperar de forma sólida e sustentável deve promover ações que impactem positivamente na sociedade, seja no desenvolvimento social ou ambiental.

“Uma empresa só vai crescer se fizer os outros crescerem. Isso não significa um crescimento apenas financeiro, mas que proporcione um desenvolvimento integral, que valorize as pessoas com as quais uma organização se relaciona e engaje-as em torno de uma causa comum”, explica.

E quando se trata de uma organização educacional, a urgência de promover essa mudança de paradigma é ainda maior. “As escolas precisam começar a pensar o que aconteceria com o seu bairro ou a sua cidade se ela deixasse de existir. Quais marcas ela está deixando para a sociedade e por que alguém se lembraria dela?”, comenta Lucy.

Para refletir sobre este tema, a especialista vem conduzindo uma série de workshops com o tema “Gestão como Propósito: uma estratégia poderosa para fazer sua escola crescer e contribuir”, voltado para diretores e gestores de instituições de ensino particulares.

O treinamento é gratuito e tem duração de 3 horas. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Noa, que coordena o programa “Escolas do Bem”, com o apoio de organizações importantes, como Sebrae SP, Ciesp Distrital Oeste, Instituto Singularidades e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SIEEESP).

Para conhecer todo o conteúdo tratado no workshop, acesse: https://goo.gl/UkyP2p

Acompanhe a agenda dos eventos:

2018

  • 03  e 06 de dezembro – Instituto Singularidades (Pinheiros – São Paulo/SP)

2019

    • 16 e 23 de janeiro – Ciesp Distrital Oeste (Lapa – São Paulo/SP)
    • 18 de janeiro: Rede São José (Vila Matilde)
    • 08 de fevereiro – Sebrae SP (Santana – São Paulo/SP)
    • 14 de março – Instituto Singularidades (Pinheiros – São Paulo/SP)
    • 19 de março – Sebrae SP (Tatuapé – São Paulo/SP)
    • 16 de abril –  Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo – Sieeesp (São Paulo/SP) – Inscreva-se (grátis para associados. O sindicato cobra uma taxa de R$ 50 para participantes não-associados)
  • Em breve novas datas