Pedagoga da Fiocruz explica o papel da creche na vida de crianças, dos pais e no desenvolvimento da primeira infância
6 de março de 2018
Pudim de Tapioca
8 de março de 2018

Seis benefícios que a natureza traz aos pequenos

Em um mundo cada vez mais urbanizado e “virtual”, com smartphones, tablets, shoppings e mil e uma atividades extracurriculares competindo pelo tempo das crianças, menos oportunidades elas têm de se conectar com o meio ambiente e tirar proveito dessa grande escola que é o mundo natural. Mas isso pode mudar!
Brincar ao ar livre proporciona maior gasto de energia, o que contribui para a qualidade do sono, tão importante para a fase de crescimento, além de prevenir a obesidade, que vem aumentando a cada dia na população infantil. O oposto — a carência de natureza — empobrece o repertório da infância e reduz estímulos sensoriais, o que mais tarde poderá influenciar a capacidade de aprendizagem, a criatividade e auto regulação do indivíduo.
A idealizadora e fundadora do blog “Educando tudo muda”, Ana Lucia Machado, lista abaixo seis benefícios que a natureza traz aos pequenos. Veja!
1- Aprender a lidar com os riscos
Numa floresta, as possibilidade de se divertir são tão vastas quanto o risco de se machucar.  Subir em árvores, atravessar córregos pulando de pedra em pedra, explorar troncos caídos, escalar barrancos, tudo isso envolve algum risco e faz com que as crianças desenvolvam resiliência e a autossuficiência, ambos traços que podem ajudá-las a superar desafios na vida.
2- Valorizar a natureza
Quanto mais uma criança passa tempo em meio ao verde, maior a chance dela se tornar um adulto que aprecia e protege o meio ambiente. Um estudo da Universidade de British Columbia com jovens adultos descobriu que 87 por cento dos entrevistados que brincavam ao ar livre em contato com a natureza quando pequenos ainda mantinham o amor pela natureza na idade adulta. Além disso, 84 por cento desses jovens adultos disseram que cuidar do meio ambiente é uma prioridade para eles.
3- Acalma e concentra
A natureza tem um efeito calmante e restaurador que torna mais fácil para as crianças se concentrarem. Observar as folhas que correm no riacho ou a fila de formigas carregando alimento para o formigueiro são atividades que exigem atenção dirigida dos pequenos.
4- Mais resistência a problemas respiratórios e alergias
Pesquisas também indicam que a falta de contato com a natureza torna as crianças mais susceptíveis a desenvolver asmas e alergias. Espaços verdes possuem uma série de bactérias e microorganismos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos seres humanos.
5- Melhora o desempenho escolar
Estudos nos EUA mostram que as escolas que usam salas de aula ao ar livre e outras formas de educação experiencial baseadas na natureza promovem ganhos significativos no desempenho dos alunos nas mais variadas disciplinas, dos estudos sociais às artes e matemática.
6- Diminui a agressividade
Mais do que embelezar a paisagem urbana e filtrar poluentes nocivos à saúde, as áreas verdes podem ser poderosas aliadas no combate à agressividade de adolescentes. Mesmo exposições de curto prazo a áreas verdes (de um a seis meses, por exemplo) em um raio de um quilômetro da residência já eram suficientes para influenciar positivamente o comportamento, apontou uma pesquisa publicada na revista científica da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Fonte: Ana Lucia Machado, idealizadora e fundadora do blog “Educando tudo muda”, focado em projetos educacionais de cuidados e valorização da primeira infância e reconexão da criança à natureza.

259.7_Institucional_EscolasDoBem_Post_810x400px