A amamentação deveria proporcionar prazer por muitos meses às mães e aos bebês. Nunca deveria doer – a dor é um aviso de que algo está errado. Se não for agradável para a mãe, não será para o bebê. Por isso é bom buscar ajuda logo. Com uma boa orientação, a dor passará e logo você conseguirá gostar de amamentar.
Apesar de ser muito comentado pelas mães, não há comprovação de que a amamentação sempre dói no início e que os mamilos precisam se fortalecer. Os mamilos devem ser sensíveis para que o cérebro possa liberar hormônios que provocam a saída do leite, sem danos para eles. É preciso sentir-se à vontade para deixar os seios maleáveis o bastante para que o bebê consiga pegá-los e fazer o leite fluir com facilidade.
Se os mamilos ficarem doloridos durante a amamentação, talvez o bebê não esteja pegando direito o peito. Examine os mamilos depois que a criança parar de mamar – a forma deles deverá ser a mesma de antes. Se estiverem amassados, salientes, irritados ou com bolhas, o bebê precisa pegá-los melhor da próxima vez ou eles poderão rachar e sangrar. É importante buscar ajuda rapidamente.
Causas da amamentação dolorida
Fonte: Livro “A bíblia do bebê”.