Mergulhar nas aventuras e fantasias que a história proporciona é o grande segredo para que a leitura seja inesquecível. As palavras saltam e tornam-se um espetáculo, envolvendo as crianças e a família em um faz-de-conta que sai do papel e vira realidade. Assim é muito mais fácil prender a atenção dos pequenos, que poderão gostar cada vez mais da hora das histórias.
É importante também criar um ambiente aconchegante, que leve a criança até o universo literário, onde vai se sentir confortável para uma boa leitura, isso faz toda a diferença na hora de soltar a imaginação e deixar a experiência ainda mais emocionante. Para ajudar os adultos a entrarem de cabeça nesse universo, a pedagoga da Leiturinha, Fernanda Veiga, separou 7 dicas para ser um bom contador de histórias! São elas:
1. O primeiro passo é escolher uma boa história.
Verifique se o livro é adequado para a faixa etária do seu filho(a), se contém imagens ricas e um bom conteúdo.
2. Antes de ler a história escolhida para ele(a), faça você uma leitura.
Isso ajudará no momento da contação, pois você já estará familiarizado com a trama dando abertura para improvisar, tornando o momento mais divertido e emocionante.
3. Ao começar a história, fale sempre o título do livro e quem escreveu.
É muito importante que ele(a) saiba diferenciar estes dois aspectos e também reconhecer um autor.
4. Agora vem a melhor parte: Quando estiver contando, use e abuse de sua imaginação também.
Imagine os personagens e dê vida a eles com gestos, entonações e até se possível, utilize algumas vestimentas. Sua ação criará grandes expectativas em seu(a) pequeno(a), além de tornar o momento muito prazeroso.
5. Peça para ele(a) recontar a história do seu jeito.
Isso estimulará sua imaginação e também sua concentração. Questione a sua história e dê bastante atenção para sua criação.
6. É comum que a criança tenha uma história preferida e que peça para ouvi-la várias vezes.
Isto é muito legal! Mostra que ela teve interesse pelo conteúdo. Tenha paciência e releia a história quantas vezes for necessário. Isso também ajudará no desenvolvimento do(a) seu(a) pequeno(a).
7. Leia sempre!
Esta é a melhor dica para criar-se o hábito da leitura na criança. O seu exemplo ajudará a desenvolver o gosto pelos livros desde cedo.