Além de ser uma atividade relaxante, a música afasta o estresse e a ansiedade da vida infantil e auxilia o desenvolvimento rítmico e a percepção de tempo das crianças, facilitando o processo de aprendizagem. As aulas de música estimulam a atenção do aluno, a percepção de novos sons e combatem a gagueira.
A atividade com músicas se tornou mais constante a partir da sanção da lei nº 11.769, que determina que o ensino musical seja obrigatório em toda a Educação Básica. “A lei vem de alguma forma sedimentar essa importância”, revela Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp.
A abertura para novos ritmos e sons é apenas parte das qualidades que aulas de música oferecem às crianças. A coordenação motora, audição, ritmo de leitura e escrita, memória auditiva e audibilização são outros fatores que também são trabalhados nesta atividade.
Para um ensino musical qualificado, a adequação é a palavra-chave, explica a psicóloga e psicopedagoga clínica, Ana Cássia Maturano. “Todo e qualquer ritmo pode ser trabalhado, desde que cada faixa etária receba o estímulo correto conduzido pelos projetos educacionais”, explica a especialista.
A princípio, a questão lúdica é priorizada, permitindo que a criança explore novos ritmos e sons. Depois, a bagagem musical aumenta e novos conhecimentos são inseridos. Cultura e história são aspectos que conversam com a aula, principalmente para adolescentes.
“É preciso motivar as crianças a conhecer a origem do ritmo e como essas diferenças culturais vão se apropriando dos diferentes estilos musicais”, completa Luciana Barros de Almeida.
Fontes: Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).