beijinho
Aprenda a fazer um beijinho saudável para o seu Arraiá do Bem
16 de junho de 2020
premio
1º Prêmio de Aprendizagem Solidária abre inscrições
10 de setembro de 2020

Para educadores: guia grátis ensina a conectar as crianças ao seu projeto de vida

guia-acolhimento

Como construir um contexto humanizado na escola? Como manter o humor elevado e o entusiasmo diante de períodos tão desafiadores? Com o retorno às aulas presenciais, como os educadores podem proporcionar aos estudantes, no contexto escolar, um ambiente em que se sintam seguros para expressar seus sentimentos, dores e temores? E ainda oferecer a eles acolhimento e inspiração para que se conectem com seus projetos de vida?

Por certo, estas e outras dicas fazem parte do guia digital: “Caminhos para a superação: inspirações para uma escola humanizada”, escrito pelo psicoterapeuta e professor Leo Fraiman. O conteúdo é oferecido gratuitamente e está disponível na plataforma Conteúdo Aberto FTD Educação (conteudoaberto.ftd.com.br) para download.

Afinal, a reabertura das escolas é um desafio para os educadores de todo o Brasil. Com reflexões e propostas que ajudam o educador a manter uma atitude empreendedora, especialmente diante de sua atuação profissional, o guia traz subsídios para a construção de um ambiente humanizado e humanizador na escola.

Por conta disso, o manual oferece orientações que promovem o desenvolvimento de habilidades essenciais neste cenário e preparam o educador para acolher emocionalmente os alunos, auxiliá-los em suas necessidades pessoais e inspirá-los a ter uma atitude cooperativa e resiliente diante da vida.

Saúde mental e equilíbrio emocional

Há também sugestões de atividades para serem realizadas com os alunos, organizadas por segmento de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para que, sentindo-se acolhidos, desenvolvam-se ainda mais como cidadãos no cenário atual. Ao longo do conteúdo, há links e QR Codes que remetem a vídeos e reportagens que ampliam os temas abordados.

“Nós, psicólogos e educadores, somos os guardiões da certeza de que a vida vale a pena, e esta publicação segue nesta direção, de criar na escola uma cultura de acolhimento, humanização e superação, colaborando com o equilíbrio emocional de todos na comunidade escolar”, destaca Leo Fraiman.

Leo Fraiman é psicoterapeuta, palestrante, escritor e autor de mais de 20 livros, foi conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra (Suíça), em 2019.

Foto: Depositphotos

Veja outros guias grátis em nosso site para baixar:

Baixe e-book “Cantar, brincar, ler” e estimule o cérebro do bebê

Turma da Mônica desenvolve guia com orientações para o uso das máscaras

Coleção Meu Ambiente ganha versão digital para auxiliar professores

Quer tornar sua quarentena mais brincante? Baixe guia exclusivo