Emoções
A influência das emoções no aprendizado
15 de agosto de 2018
Audição
Barulho de brinquedos musicais pode prejudicar audição das crianças
17 de agosto de 2018

Pais são influenciados pelos filhos na hora da compra de alimentos, afirma pesquisa

Comidas

Criança no mercado é garantia de colocar no carrinho pelo menos uma guloseima. Chocolate, bala, chiclete e bolacha são as mais pedidas pelos filhos, segundo pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Instituto Alana. A maioria dos pais que participaram do estudo mostrou preocupação com a alimentação saudável dos filhos, que tinham entre 3 e 11 anos. No entanto, 7 em cada 10 entrevistados admitiram serem influenciados pelas crianças na hora da compra de alimentos.

O poder que as crianças têm na hora de levar certos produtos para casa pode trazer prejuízos para a saúde. Segundo dados da pesquisa, bolachas (82%), refrigerantes (70%) e salgadinhos (64%) são os alimentos industrializados mais consumidos durante a semana. O problema é o exagero, que pode causar deficiências nutricionais e problemas graves como diabetes e colesterol alto. Parece difícil, mas é possível reeducar o cardápio dos filhos, e o primeiro passo é os pais prestarem atenção ao próprio prato.

Especialmente quando as crianças começam a frequentar a escola, surgem as refeições feitas fora de casa e sem o acompanhamento da família. Para garantir a alimentação saudável dos filhos, a nutricionista Angela Maria Freitas Coan dá as dicas de como montar uma lancheira nutritiva:

– “Uma lancheira saudável pede um lanche completo, envolvendo todos os grupos de alimentos: produtos lácteos (proteínas), pães (carboidratos), frutas, verduras e legumes (fibras, vitaminas e minerais)”, lista Angela. Um sanduíche e uma fruta podem compor o lanche diário.

– Para beber, a nutricionista recomenda pôr na lancheira água de coco, bebidas à base de soja, sucos naturais sem adoçar ou com pouco açúcar e iogurtes.

– “Se salgadinhos e biscoitos recheados não puderem ser evitados, o ideal é que se restrinja a no máximo 1 vez por semana”, avisa Angela.

– “Em sanduíches, dê preferência para o pão de forma integral. Peito de peru, presunto magro, mussarela light, queijo de minas e ricota são boas opções”, indica a nutricionista.

– Varie os acompanhamentos durante a semana. Barrinhas de cereais e biscoitos integrais são boas fontes de fibras e dão energia.

– “Faça seu filho participar da montagem do lanche. Ofereça várias opções de alimentos saudáveis e cuide para que tenham aparência atrativa”, complementa Angela.

 

Por Hugo Shigematsu

 

Fonte: Angela Maria Freitas Coan é nutricionista especialista em alimentação escolar e educação alimentar infantil.

 

Leia também:

 

Pais têm papel essencial na promoção da alimentação saudável

 

Sucos nutritivos: como melhorar a alimentação das crianças?

 

Saiba como manter uma alimentação saudável durante as férias escolares

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.