responsabilidade social
Responsabilidade social é tema de capacitação gratuita para gestores escolares
14 de janeiro de 2019
cólica
Cólica nos bebês: saiba como identificar e o que fazer para melhorar
15 de janeiro de 2019

Relacionamento entre pai e mãe influencia o comportamento das crianças

Relacionamento

Você já parou para pensar como seu relacionamento com seu parceiro(a) influencia o comportamento de seu filho? Quando pai e mãe têm uma boa convivência, falam a mesma língua e se ajudam na criação das crianças, tudo fica mais fácil. Mas será que existem provas de que o comportamento dos filhos está relacionado ao entendimento entre os pais? Pois um estudo recente da Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostra exatamente isso.

Nessa pesquisa, foram analisadas 106 famílias, todas com filhos biológicos e nas quais pai e mãe moram juntos na mesma casa. Os pais responderam questionários e tiveram entrevistas por telefone com os pesquisadores, para relatar como se relacionavam com o cônjuge e atuavam na criação das crianças. E o resultado foi interessante.

Quando as mães que participaram do estudo afirmavam não receber suporte do marido, não foi estabelecida uma relação com o bom ou mau comportamento dos filhos. Entretanto, no caso dos homens que se disseram não apoiados por suas esposas na educação dos filhos, foi identificado um padrão desafiador das crianças, que demonstravam comumente atitudes como jogar os brinquedos no chão, ou responder de forma áspera aos pais.

Embora a pesquisa tenha identificado essa relação, mas não tenha estudado as causas que levam a ela, uma possível explicação para o mau comportamento dos filhos quando a parte paterna não encontra o apoio materno é a de que o papel atual do pai na criação dos pequenos ainda não está bem estabelecido. Como ainda hoje é a mãe a considerada responsável por essa tarefa (e a família inteira tem essa consciência, inclusive os filhos), é importante que ela abra espaço para que o pai também seja atuante – só assim ele ganhará autoconfiança e poderá construir um relacionamento de amizade e respeito com as crianças.

 

Fonte: Universidade de Sussex.

 

Leia também:

 

Crianças mais velhas têm menos chances de experimentar novas comidas saudáveis, afirma especialista

 

Especialista dá dica aos pais na hora de deixar os filhos quando saem para trabalhar

 

Saiba como identificar os sintomas da ansiedade na criança

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.