estudo
Crianças que brincam se desenvolvem mais, aponta estudo
13 de outubro de 2018
Descubra quando a febre do pequeno se torna um sintoma preocupante
14 de outubro de 2018

Veja 15 maneiras diferentes de acalmar os pequenos

acalmar

Child closed her ears. Portrait closeup.

Quando você está estressado no trabalho, seu chefe está lhe cobrando produtividade, seu cliente está pedindo entregas e resultados e o tempo parece curto para tudo, o que você faz? Grita com todo mundo? Coloca seu chefe de castigo? Dá um tapa no cliente? Não, né? Obviamente você consegue encontrar um ponto de equilíbrio dentro de si para não perder a cabeça e se acalmar.

Pois bem, ao passar por situações igualmente irritantes e cansativas com os filhos é possível subverter a ordem das palavras. Em vez de perder a paciência e soltar frases impactantes na expectativa de barrar os “ataques de fúria” dos pequenos, que tal mudar o jogo e acalmá-los antes? “Como educadores, temos que lidar com nossos filhos da forma mais calma e madura que pudermos. Isso é possível por meio do desenvolvimento da consciência de nossos sentimentos, de modo a nos mantermos conscientes mesmo diante de explosões de raiva das crianças”, explica a psicóloga Adriana Serrano.

Ela reforça que os pais devem sempre pensar que seu filho, como toda criança, está aprendendo a lidar com as emoções, que aparecem de forma intensa e desordenada para ele. “Você é o adulto da situação e precisa organizar esse caos sentimental da criança. Se entrar na desordem emocional dela, todos sairão feridos e seus filhos terão prejuízos em seu desenvolvimento emocional”.

A seguir, a especialista destaca 15 frases para acalmar os pequenos, de acordo com cada situação:
15-pt1
15pt2

Fonte: Adriana Serrano, psicóloga.

Leia também:

 

Leia também:

 

Especialista explica os desafios do TDAH e aponta dicas para pais e professores

 

Vaidade infantil: Preocupação excessiva com a beleza pode prejudicar os pequenos

 

Transtorno da ansiedade de separação: o que é e como atinge os filhos de pais divorciados?

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.