esportes
Conheça a alimentação mais adequada para as crianças que praticam esportes
29 de março de 2019
campanha lacre solidario
Campanha Lacre Solidário une escolas públicas e privadas em arrecadação
29 de março de 2019

Aprender um novo idioma traz benefícios psicológicos

Buscar conhecimento e crescimento pessoal é fundamental para o desenvolvimento das crianças. A aprendizagem de um novo idioma é uma opção que muitos desejam aos seus filhos.

O que poucas pessoas sabem é que aprender um novo idioma traz benefícios cognitivos. Nalini Costa, coordenadora pedagógica, relacionou alguns desses benefícios. Veja:

criança estudando ingles

Aprender um novo idioma exercita o cérebro e desperta benefícios cognitivos. (Foto: Freepik)

Faz bem para a mente

De acordo com estudos, crianças bilíngues apresentam melhoras na capacidade de concentração e de pensar/agi.

Concentração e aprendizagem

Estudar um segundo idioma traz maior controle emocional e, com isso, melhora a concentração. Essa melhoria no processo cognitivo e sensorial pode ajudar a processar melhor a informação no ambiente, resultando em uma melhor aprendizagem.

Diminui probabilidades de problemas neurológicos

Segundo um estudo feito em 2012, o bilinguismo atrasa doenças como o Alzheimer em até cinco anos. Isso acontece porque o estudo de novos idiomas mantém a mente ativa e minimiza o risco de doenças cerebrais degenerativas no futuro.

Memória

Estudar um segundo idioma desenvolve novas habilidades, o que ajuda a melhorar a memória, bem como estimula a capacidade de realizar multitarefas.

Idioma materno

Aprender inglês, por exemplo, pode melhorar o seu português. Isso porque o novo idioma chama atenção para regras e estrutura de seu idioma nativo.

Desenvolve o cérebro

Com tudo isso, o maior beneficiado neste processo de aprendizado é o cérebro, pois os exercícios fazem com que o ele relacione as línguas e aumente as regiões onde circulam células nervosas. Resumindo, quanto mais você aprende, mais potente e saudável seu cérebro fica!

Fonte: Nalini Costa, coordenadora pedagógica e diretora acadêmica da Academia Washington Franchising.
Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.