Alergia alimentar: saiba como conviver com as restrições na infância
11 de julho de 2017
Narração de histórias e teatro são atrações para o final de semana
13 de julho de 2017

Cinco hábitos que prejudicam o rendimento escolar

12823300-cartoon-school-bag

Foto:Pixabay.

As crianças precisam ter limites e concentração na hora de estudar. Quando o desinteresse e a falta de atenção dos pequenos se torna constante, é importante que os pais se atentem às rotinas diárias dentro de casa. Veja alguns hábitos que prejudicam o rendimento escolar das crianças:

1 – Falta de sono: as crianças tendem a dormir cerca de 10 horas por dia, mas brincadeiras e televisão até mais tarde podem reduzir essa quantidade. A privação das horas adequadas de sono atrapalha o processo cerebral e o rendimento cai logo no dia seguinte, principalmente se as aulas são de manhã. Portanto, a velha recomendação ainda vale: criança precisa ter hora certa para dormir.

2 – Sedentarismo: atividade física reduz ansiedade, controla as taxas de colesterol e estimula a formação de redes no hipocampo, região do cérebro responsável pela memorização. O ideal é sair um pouco de frente do videogame e praticar algum esporte.

3 – Sobrecarga mental: exercitar o cérebro é importante, mas ele tem uma capacidade limitada de lidar com afazeres simultâneos. Preste atenção se a criança não está com atividades demais durante o dia, como aulas de idioma, de instrumento musical, colégio, informática, etc. O ideal é o equilíbrio.

4 – Desorganização: o ambiente de estudo precisa ser limpo, sem odores e arrumado para que a concentração dos pequenos esteja focada nos livros e cadernos. É melhor que televisão, música, brinquedos e animais de estimação fiquem longe durante o horário de estudo.

5 – Alimentos: excesso de cafeína, presente em refrigerantes de cola, chocolate, café e chá-mate pode prejudicar a concentração em longo prazo. É fundamental moderar o consumo desses alimentos. Já peixes, frutas, verduras e castanhas ajudam na memorização.

Fonte: Revista Na Mochila, Edição 28