ultrassom
Ultrassom é fundamental no acompanhamento do desenvolvimento do bebê
11 de março de 2019
Crianças são mais felizes quando estão na escola, revela pesquisa
12 de março de 2019

Níveis de colesterol começam a subir por volta da 16º semana de gestação

colesterol

A gravidez é um grande acontecimento na vida da mulher. Não é apenas lidar com as próprias expectativas, mas dar conta de cuidar, alimentar e gerar com saúde e responsabilidade um pequeno ser indefeso que só depende dela mesma. Porém, existem algumas possíveis doenças que podem tirar o sono de qualquer gestante, como é o caso do aumento de colesterol.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, chamado Fate of Early Lesions in Children, sinaliza uma predisposição genética entre mãe e filho para doenças cardiovasculares.

Segundo a Dra. Sueli Freitas Mariano, endocrinologista, o aumento do colesterol durante a gravidez já é esperado. “Durante a gestação é possível chegar em até 60% do colesterol total em relação ao antes da gestação. Por volta da 16º semana, quando o desenvolvimento do feto está praticamente completo, o colesterol começa a se elevar, atingindo o máximo na 30º semana”.

De acordo com a especialista, as mulheres que já tinham colesterol alto antes de engravidar precisam de um cuidado extra com a alimentação. “Para essas mães, o controle tem que ser feito desde o início da gestação, com dieta alimentar e atividade física. A alimentação deve ser restrita em carnes, queijos, bacon, salsichas, alimentos industrializados, alimentos processados e gordurosos. A gestantes deve tomar bastante água, sucos naturais, alimentos ricos em vitamina C (acerola, Kiwi, goiaba, mamão, pimentão, laranja, brócolis, morango, couve-flor), frutas, verduras, legumes e cereais integrais. É importante ressaltar que medicações para reduzir o colesterol ruim são prejudiciais ao feto e não podem ser usadas durante a gestação”, alerta.

Riscos

Caso a mulher sofra com níveis significativos de colesterol alto na gravidez, a mãe e o bebê correm o risco de ter sua saúde prejudicada, como explica Dra. Sueli: “o colesterol ruim elevado pode resultar no quadro de Hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, como trombose. Durante a gestação, pode haver o acúmulo de fios de gordura dentro dos vasos do feto, o que favorece o aparecimento de doenças cardíacas ainda na infância. Portanto, é imprescindível que a gestante tenha um acompanhamento mensal com o obstetra, que será a pessoa que orientará e a conduzirá todos os tratamentos e cuidados necessários nesta fase tão delicada e importante”.

 

Fonte: Dra. Sueli Freitas Mariano especialista em Endocrinologista.

 

Leia também:

 

Afeto durante a infância contribui para o desenvolvimento emocional da criança

 

Gravidez: Especialista revela dicas para aliviar problemas na visão

 

Gravidez: Conheça as cinco doenças mais comuns durante o período gestacional

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.