Doces e refrigerantes em excesso podem causar hiperatividade infantil
16 de abril de 2019
carinho
Dez motivos para dar carinho aos filhos
17 de abril de 2019

Saiba quais cosméticos podem ser utilizados durante a gestação

Por definição, os produtos cosméticos e de higiene corporal são substâncias que se destinam a limpar, perfumar, proteger, manter em bom estado, corrigir os odores corporais e modificar o aspecto exterior. Durante a gravidez, uma das grandes dúvidas da mulher é sobre quais produtos ela pode ou não utilizar, para que nenhum prejudique a sua saúde e a do bebê. O dermatologista, Jayme Oliveira Filho, esclarece a seguir o que pode ou não ser usado neste período.

Sobre o cabelo, o ideal é evitar tinturas e descolorações. “Elas até podem ser realizadas desde que o obstetra não contra indique por algum motivo. Caso a gestante opte por realizar químicas nos cabelos, o ideal é aguardar os três primeiros meses e aplicar o produto longe da raiz”. O profissional afirma que as tinturas mais seguras são os tonalizantes e os cosméticos de uso geral.

As maquiagens e esmalte podem ser utilizados desde que a gestante não possua nenhum tipo de alergia ou sensibilidade a algum componente da fórmula, como fragrâncias e pigmentos. Os fotoprotetores não têm contra indicação e os repelentes devem ser utilizados após a aplicação dos cosméticos e do filtro solar. “A Anvisa libera para uso em gestantes o IR 3535, a DEET e a Icaridina. A sequência correta de uso é: cosmético, filtro solar e repelente”, conta Jayme. Já os Cremes e hidratantes são seguros, com exceção de cremes contendo uréia, que não devem ser usados nas gestantes.  “Substâncias como glicerina, lactato de amônia, aloe vera, dexpantenol, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas estão liberados para uso”, finaliza Jayme.

 

Fonte: Jayme Oliveira Filho, dermatologista.

 

Leia também:

 

Consumo exagerado de cafeína durante a gravidez pode interferir no desenvolvimento do bebê

 

Varizes: cuidados simples podem prevenir problema na gravidez

 

Acupuntura na gravidez ajuda no alívio de enjoos e dores lombares

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

%d blogueiros gostam disto: