hidratação
Hidratação das crianças requer cuidado dobrado nos dias quentes
2 de dezembro de 2018
xixi
Xixi na cama: Entenda por que as crianças não conseguem controlar a bexiga
3 de dezembro de 2018

Dentes de leite: entenda os principais cuidados e atenções nesta fase

dentes de leite

Entre as milhares de preocupações dos pais com os filhos, também está o tempo da troca dos dentes de leite das crianças. Os dentes decíduos, conhecidos como dentes de leite, preparam o caminho e influenciam diretamente no crescimento dos permanentes. Além disso, ajudam a manter o equilíbrio da estrutura da face, proporcionam uma melhor mastigação dos alimentos e contribui para o aumento da  autoestima da criança.

De acordo com a dentista Rosane Menezes Faria, com o início da dentição, os pais devem prestar muita atenção na higiene bucal do filho. “É preciso escovar os dentinhos com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias após cada refeição, ingestão de açúcar e antes de dormir. Este é o principal horário para a higienização bucal, pois durante o sono a salivação diminui, o que propicia a proliferação das bactérias”.

O que fazer quando surgem as cáries?

A especialista alerta que a partir do momento em que o dente nasce na boca do bebê, ele já está sujeito a sofrer uma lesão de cárie. “O grande problema é que, nesse caso, alguns pais optam por não buscar um tratamento adequado, pois pensam que não há necessidade, já que o dente será substituído por outro”. Porém, segundo Rosane, se lesão de cárie não é tratada, as bactérias presentes podem atingir o canal do dente de leite e contaminar o germe do dente permanente, que está logo abaixo. “Isso pode vir a causar uma lesão infecciosa, além de prejudicar a microflora que futuramente recepcionará os dentes permanentes”, alerta.

Queda dos dentes de leite

Segundo a dentista, aos seis anos os dentes de leite começam a cair. “Em hipótese alguma, os pais devem recorrer a métodos caseiros para forçar a queda. É importante também tranquilizar os pequenos de que é um processo fisiológico e que eles não precisam ficar assustados e nem envergonhados com as famosas “janelinhas”’, explica.
Por fim, a especialista destaca que, no caso de atraso dessa troca dos dentes de leite, a primeira atitude a ser tomada é levar o pequeno ao dentista. Por mais que não seja um problema tão sério, a retenção prolongada pode causar desconforto e até inflamação na região.

 

Fonte: Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

 

Leia também:

 

Como o brincar ajuda a criança a ser independente?

 

Saúde bucal infantil: sete dicas para prevenir doenças nas crianças

 

Diabetes gestacional: Conheça os riscos que a doença pode trazer à saúde da mãe e do bebê

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

%d blogueiros gostam disto: