castigo
Saiba como educar seu filho sem usar castigos físicos
27 de janeiro de 2019
leitura
Conheça os benefícios da leitura nas diversas fases da criança
28 de janeiro de 2019

Especialista explica os desafios do TDAH e aponta dicas para pais e professores

tdah

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, também conhecido como TDAH, é um distúrbio de neurodesenvolvimento que atualmente atinge cerca de 10% das crianças em idade escolar, provocando desatenção e impulsividade, o que prejudica seu rendimento em sala de aula e, consequentemente, a sua aprendizagem.

Para ajudar crianças com tal questão, a professora de pedagogia, Juliana Neves Pinheiro, alerta que o primeiro passo é diagnosticar o transtorno com precisão. “Quando avaliam o sintoma, e não a função cerebral, toda criança agitada ou dispersa é rotulada com TDAH, mas nem todos os casos são reais. Há transtornos e síndromes que possuem sintomas parecidos ou mesmo fatores psicológicos ou sociais que podem levar ao aparecimento de determinados comportamentos”, explica.

Sendo assim, a consulta médica é indispensável para confirmar o transtorno e iniciar o processo de intervenção para que se obtenha resultados positivos. “Existem vários níveis de TDAH e, para cada caso, um procedimento deve ser adotado. A psicoterapia também pode auxiliar o indivíduo a conviver com o transtorno de maneira mais saudável”, acrescenta.

A pedagoga separou dicas para professores e educadores de crianças diagnosticadas com TDAH. Confira:

•    Crie um ambiente organizado e com rotina;
•    Fale pausadamente, olhando nos olhos e use frases curtas;
•    Crie estratégias de lembretes;
•    Subdivida as tarefas em atividades menores, com tempo menor;
•    Use sempre textos curtos;
•    Evite sobrecarregar a criança com atividades extras;
•    Procure cobrar o desempenho da criança, e não resultados;
•    Use técnicas de respiração e relaxamento para ajudá-la no autocontrole;
•    Elogie de forma descritiva todos os avanços da criança;
•    Evite comparações;
•    Fale dos seus sentimentos, mas evite sentimentos negativos;
•    Deixe claro para criança quais são as regras e limites;
•    Repita sempre instruções e regras, quando necessário.

 

Fonte: Juliana Neves Pinheiro, a professora de pedagogia.

 

Leia também:

 

Atrasos ou déficits motores em crianças podem ser sinais do Transtorno da Coordenação Motora

 

Déficit de atenção: em que momento devemos nos preocupar?

 

Teste da orelhinha: diagnóstico permite que bebês com deficiência auditiva desenvolvam a comunicação precocemente

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.