Hambúrguer de macarrão
24 de setembro de 2017
Salada de Frutas Quente e Fria
25 de setembro de 2017

Dicas de profissional para fotografar crianças

A tecnologia foi uma mãe para a fotografia ao nos dar de presente a máquina digital. Sem a necessidade de comprar filmes e com possibilidades ilimitadas de registrar os melhores momentos dos pequenos, pais e mães transformaram-se em verdadeiros paparazzis, procurando registrar cada movimento dos pequenos. Mas, para conseguir um bom retrato, não basta apenas apertar o botão. Tem que ter uma certa técnica e visão do ambiente.

O professor de fotografia da UNESP-Bauru, Olicio Pelosi, nos ensina como obter o melhor resultado em cada click.

Como enquadrar melhor a criança
Tem duas formas de enquadramento: paisagem, quando o retângulo do visor está na horizontal; e retrato, com o visor na vertical. É importante fotografar a criança da mesma altura dela. Assim, evitam-se distorções e o enquadramento fica mais agradável. Um close do rosto cabe melhor em um enquadramento na vertical (retrato). Se forem dois rostos, use o enquadramento na horizontal.

Luz ambiente
Hoje as câmeras digitais fazem a correção do balanço do branco automaticamente. Não há a necessidade de usar filtros de correções de cores conforme as fontes de iluminação. Se a câmera utilizada tem o dispositivo de balanço de branco, normalmente é mostrado como WB (White Balance). Defina a fonte de luz que existe no ambiente que pode ser: fluorescente, incandescente ou tungstênio. Outra solução é deixar o balanço de branco no modo “auto”.

Como evitar imagens tremidas
O tremor nas fotos é determinado por um registro da imagem com o dispositivo de controle da “Velocidade”, ou “S” (shutter) muito baixo. Exemplo: velocidades próximas de 1 segundo. Quanto maior for esse número, menos riscos de tremores. Se a câmera permitir esse tipo de controle, prefira velocidades acima de 1/30. Outra saída é elevar o ISO, que é a sensibilidade do sensor, e automaticamente a velocidade subirá, evitando o tremor. 

Uso do flash
Normalmente, a câmera compacta tem flashes incorporados, que dependem de uma decisão do fotógrafo para que dispare automaticamente quando falta luz na cena. Tem que se tomar cuidado ao usar flashes incorporados, pois eles são diretos e produzem sombras duras, muito marcadas. Quanto mais próximo do modelo, mais marcadas as sombras.

Poses espontânea
O maior erro dos adultos ao fotografar os pequenos é exigir que eles fiquem quietos.

Espontaneidade é tudo! Se você exigir que seu filho pare, ele vai imitar um adulto e sorrir falso. Faça fotos enquanto ele brinca, conversa, anda ou corre. Abaixe-se no nível dele. Fotografe antes que ele pare e faça pose e entre uma pose e outra. Procure fotografar de forma descontraída, assim as crianças se sentirão mais à vontade e os resultados serão mais espontâneos. Se preciso, ajoelhe-se, sente-se ou deite-se no chão.  Elas vão adorar vê-lo assim e reagirão muito bem às suas ações e solicitações.

Cenário
É um erro ignorar o fundo, pois ele é muito importante e pode trabalhar a favor ou contra o seu enquadramento. Procure fundos simples, com cores suaves. Evite galhos de árvores e postes saindo por trás da cabeça.

Fotos de eventos
Geralmente, essas festas são em locais fechados. Se for o caso, use o flash da câmera. Vale lembrar que o flash incorporado na câmera produz sombras duras e definidas. Nas festas, as crianças se agrupam, são criativas e sorridentes. Acompanhe-as. Faça detalhes das mesas, da decoração, dos brinquedos, das comidas, bocas cheias e sorrisos.Fique atento na hora dos parabéns e, principalmente, no momento de apagar a vela do bolo. 

Evitar olhos vermelhos
Esse efeito acontece quando o flash está na linha dos olhos do modelo. A luz do flash ilumina o fundo do olho repleto de vasos sanguíneos. Para evitar isso, procure o dispositivo de “olho vermelho” na sua câmera, normalmente representado por um ícone que é um olho. Acione-o. 

Máquina digital
Uma solução banal, mas necessária, é a leitura do manual da câmera digital. Faça isso com o equipamento nas mãos e desvende seus mistérios. Acesse o menu e o set up, pois é aí que estão muitos dos controles da câmera. Os controles básicos são: ISO, WB (balanço do branco), modos de exposição, uso ou não do flash e modos de focagens. Hoje, a câmera tem detectores de faces e faz o foco exatamente aí. 

 
Fonte
Olicio Pelosi é fotógrafo e professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
 
 
 
 

%d blogueiros gostam disto: