A importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento infantil
1 de maio de 2017
Cigarro diminui chances de engravidar
2 de maio de 2017

Educação é instrumento para afastar jovens da trajetória de crimes, mostra Ipea

child-underlining-the-book_1098-3314

Imagem: Freepik.

O estudo Trajetórias Individuais, Criminalidade e o Papel da Educação, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que o eixo básico de qualquer política preventiva e efetiva de segurança pública é a educação.

O trabalho aborda a trajetória do indivíduo desde os problemas que podem ocorrer na infância e que podem gerar problemas comportamentais no futuro, como hiperatividade, agressividade e tendência ao isolamento. Analisando o mapa dos crimes no país, o autor do estudo, Daniel Cerqueira, afirma que é possível perceber que 50% dos homicídios estão concentrados em 81 municípios e que 10% dos bairros desses municípios concentravam metade dos homicídios, mostrando que a localização geográfica pode facilitar a implementação de políticas efetivas.

Para Cerqueira, os governos devem construir políticas focalizadas em jovens que residem nos locais mais violentos do Brasil, onde o desempenho educacional também se mostra muito pior do que nos bairros menos violentos. É onde se concentram, ainda, os mais pobres.

“Como os alunos já vêm de uma desvantagem cultural e educacional desde a infância, dada à sua situação de pobreza e vulnerabilidade,  você imaginaria que eles vão ter pior desempenho. Mas olhando outros indicadores da qualidade das escolas, como a provisão de recursos, vemos que nos bairros mais pobres se concentram as piores escolas do ponto de vista da oferta de recursos para o setor educacional”, destaca.

BANNER ESCOLAS DO BEM - APP