Educar crianças sem recorrer ao castigo físico é o melhor caminho para obter bons resultados na educação. Incluir as crianças no processo educativo é fundamental para um pleno desenvolvimento delas. Com uma lista de dicas, a rede “Não Bata, Eduque” pretende colaborar para ajudar a resolver essas questões. Veja!
Evite discutir os problemas enquanto estiver com raiva, porque nesses momentos podemos dizer coisas inadequadas para a aprendizagem das crianças, que podem magoá-las tanto quanto nos magoariam se fossem dirigidas a nós. Sempre tente conversar com as crianças, mantendo abertos os canais de comunicação.
É preciso que você mantenha um comportamento que possa ser seguido pela criança. Seu filho aprenderá muito mais com o seu exemplo do que com o que você diz a ele sobre o que é certo ou errado. É mais fácil para a criança criar e manter essa rotina se você também a realiza.
Devemos tratar as crianças de maneira respeitosa como esperamos ser tratados por nossos colegas, amigos ou pessoas da família, quando nos equivocamos. Precisamos compreender que as crianças são seres humanos como nós adultos.
É importante ouvir o que as crianças têm a dizer. Tome decisões junto com eles, comprometendo-os com os resultados esperados. Se o acordo funcionar, dê parabéns. Se não funcionar, avaliem juntos o que aconteceu para melhorarem da próxima vez. A conversa é fundamental.
Ela colocou a roupa suja no cesto de roupas, fez um desenho para você, amarrou o calçado sozinha ou colocou no lugar algo que você pediu? Elogie. Todas essas pequenas coisas são frutos de um esforço da criança, e o elogio é um estímulo.
Fonte: Rede Não Bata, Eduque.
Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.
Veja também: