Pela primeira vez no município, Feira de Trocas de Brinquedos agita o final de semana de Caieiras e mostra promove ação de conscientização sobre o consumo.
No último dia 30 de outubro, as crianças da cidade de Caieiras (SP) tiveram uma experiência bastante inusitada: participaram da 1ª Feira de Trocas de Brinquedos, promovida pelo Colégio Odila Azevedo e EMEMI Prof. Alfeu de Marco, ambas participantes do programa “Escolas do Bem”.
A ação aconteceu no EcoParque da cidade e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo e do Instituto Noa.
Além dos alunos destas instituições, toda a comunidade foi convidada a participar desta grande ação brincante e educativa! Segundo os organizadores, cerda de 400 pessoas passaram pelo local.
A ideia agradou a todos, que pediram para que a feira seja realizada nos próximos anos, para que mais crianças da cidade também possam participar e aprender com esta ação.
A ideia é bem simples: as crianças separam os brinquedos que já não são mais tão interessantes, mas que estejam em perfeito estado, higienizam com álcool (com a ajuda de um adulto), embalam em um saquinho plástico e levam para trocar na feira. Podem levar quantos brinquedos quiser!
A entrada é sempre gratuita e as trocas são feitas apenas pelas crianças, sem a intervenção dos pais.
A ação já acontece há muitos anos por todo o Brasil, mas foi a primeira vez em Caieiras. O objetivo é incentivar o consumo consciente, já que trocar também é bastante divertido.
Neste ano, por conta da pandemia, os organizadores recomendaram o uso de máscaras por todos os participantes e o distanciamento social para evitar aglomeração na praça.
Um grupo de monitores esteve no local, orientando todos que quiseram participar desta ação.