Quatro maneiras de aumentar o interesse do bebê pela amamentação
7 de julho de 2017
Suflê de cenoura
8 de julho de 2017

Gentileza: atitudes positivas ajudam a educar os pequenos

adult-hand-grabbing-a-baby-hand_1232-1377

Foto: Freepik.

Todo mundo acha que tem educação. Chamar alguém de “sem-educação” é uma ofensa imensa, quase um palavrão. Porém, educação são valores ensinados em casa, são as atitudes dos pais observadas e seguidas pelas crianças que vão construir a cidadania dos pequenos. Mas se observarmos bem, o tempo inteiro nos deparamos com situações de pessoas, digamos “sem noção”. Você sai pra fazer uma caminhada pela manhã, em um parque da cidade, e tem que olhar bem por onde pisa, com o risco de o seu tênis virar um “carimbador fedorento”, por conta dos cocôs de cachorros que os donos não se preocupam em recolher.

E sempre tem um “porcão” no carro da frente que atira lixo pela janela, quando não a latinha vazia, que quase acerta o seu pára-brisa. Vale ressaltar os que furam fila, as pessoas que se “fingem” de bobas nos acentos reservados dos ônibus e metrô, daqueles que deixam o carrinho do supermercado nas vagas dos carros e uma infinidade de outras atitudes que dificultam a nossa vida. São ações cotidianas que, muitas vezes, são copiadas dos próprios pais.

De acordo com Dalva Aleixo Dias, mestre em Ciências Sociais, “os pais têm que dar exemplos positivos em casa porque são a primeira e a principal referência para a formação das crianças, até porque os conhecimentos na infância são apreendidos pela reprodução do que se observa”.

A pesquisadora explica que atitudes gentis ocupam um lugar secundário na sociedade atual. “Em uma sociedade competitiva há pouco espaço para cooperar e muito para competir. E então prevalece a justificativa de que os fins justificam os meios”, argumenta. “Mesmo na contramão, continuo acreditando que existe espaço para o trabalho das pessoas solidárias e éticas, pois na prática o mundo tem evoluído neste sentido. Assim, ensinar os filhos a trabalhar em equipe e a conviver com respeito às diferenças é uma forma de prepará-los para uma sociedade mais ética e próspera”.

Dê o exemplo para as crianças!

– Nunca jogue lixo nas ruas;

– Ensine seu filho a respeitar filas e a esperar a sua vez;

– No trânsito, tenha paciência e não ofenda outros motoristas, mesmo os que estiverem errados;

– Ensine as crianças a reciclar o lixo dentro de casa;

– Economize água (na hora do banho, de escovar os dentes, para lavar a louça etc.);

– Mostre respeito e educação com as pessoas mais velhas;

– Carregue sacolas plásticas quando levar o cachorro para passear (e use-as!);

– Segure a porta aberta para um estranho passar;

– Elogie a criança quando a vir ajudando alguém;

– Ajude amigos ou mesmo desconhecidos a carregar sacolas;

– Cumprimente as pessoas no elevador, no trabalho, no condomínio – mesmo as que não conhece.

Fonte: Dalva Aleixo Dias é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Ciências da Informação na Universidade de La Laguna – Espanha.
 
BANNER ESCOLAS DO BEM - APP