Todas as crianças nascem com uma personalidade e um temperamento únicos. Seu temperamento afeta a forma de se comportar e reagir às situações. Ao adotar as práticas parentais mais apropriadas para seu filho, os pais podem atenuar alguns aspectos mais difíceis do temperamento da criança.
- Os pais de crianças ansiosas, medrosas ou que se retraem diante de situações que não conhecem podem evitar se mostrar super protetores. E então encorajar com cuidado que seu filho explore o mundo e as oportunidades de forma cuidadosa.
- Os pais de crianças ousadas, que se arriscam demais, podem se mostrar calorosos e afetuosos e estabelecer limites firmes e horários regulares.
- Os pais de crianças impulsivas podem dar os parabéns por um bom comportamento (ou seja, as situações em que as crianças conseguem controlar sua impulsividade) e exercer uma disciplina suave.
Em geral, o temperamento da criança tem a tendência de apresentar uma melhora quando seus pais lhes oferecem bastante apoio e afeto. Também quando estabelecem limites claros, utilizam uma disciplina positiva e atendem sistematicamente às suas necessidades.