pilates
Pilates faz bem tanto para mamãe quanto para o bebê
21 de fevereiro de 2019
comportamentos
Seis comportamentos das crianças que não devem ser ignorados pelos pais
22 de fevereiro de 2019

Presença do pai no ato de brincar ajuda a reforçar laços afetivos

presença

Brincar é fundamental! Para a criança, funciona como um ensaio sobre o mundo. É onde ela pode desenvolver e ampliar suas percepções acerca de seu universo. Para os pais, um momento de formar vínculos, ter presença na vida dos filhos e até mesmo soltar um pouco a imaginação e descarregar o estresse. E isso não é apenas papel das mães, não! Os pais também podem e devem abrir mão de sua postura mais durona e se entregar às brincadeiras. “As energias feminina e masculina são diferentes. Enquanto o feminino é mais do cuidado, das histórias, da suavidade, da ‘casinha’ (no bom sentido), o masculino é mais ´guerreiro´, aventureiro, corporal”, destaca a pedagoga Maria Lúcia Medeiros, coordenadora executiva do movimento Aliança pela Infância.

Claro que tanto mãe como pai podem brincar de tudo com a criança, mas o pai é aquela pessoa que tradicionalmente ensina a jogar bola, andar de bicicleta, de skate, subir em árvore… “O pai geralmente brinca com algo que tenha uma energia física mais envolvida, como empinar pipa, brincar de pega-pega ou outras brincadeiras de correr (costumamos chamar de brincadeiras agonísticas ou do fogo)”, diz a pedagoga.

Ela explica que o ato de brincar é sempre um fortalecimento de vínculos. Para o pai, estar presente nesta atividade ajuda a reforçar a afetividade, a confiança, o companheirismo, a cumplicidade. Ou seja, estreita a relação. “O filho percebe o pai como uma pessoa presente em sua vida, uma pessoa que pode confiar, admirar, imitar… O pai também entra no universo da criança, passa a conhecê-la e compreendê-la melhor”, frisa.

 

Fonte: Maria Lúcia Medeiros, pedagoga e coordenadora executiva do movimento Aliança pela Infância.

 

Leia também:

 

Pais não devem terceirizar para a escola funções de sua responsabilidade, alerta especialista

 

Papel do pai é fundamental durante a amamentação, aponta pesquisa

 

Amamentação é um dos fatores principais para o emagrecimento saudável da gestante

 

Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.