Unifesp oferece 2.609 vagas para o Sisu 2017
23 de janeiro de 2017
O que podemos fazer para que as crianças se mexam e sejam ativas?
23 de janeiro de 2017

Relações das crianças com os amigos têm papel primordial em seu desenvolvimento

cheerful-students-sitting-in-row_1098-4008

Imagem: Frepik.

Os programas pré-escolares podem permitir às crianças aprender habilidades preciosas que as ajudarão a se entender bem com seus pares. Por exemplo, eles podem dar às crianças oportunidades de aprender como brincar melhor e se comunicar melhor com os outros, a controlar seus sentimentos agressivos e a resolver problemas e conflitos. Mais especificamente, esses programas podem:

• Ensinar habilidades sociais (através de histórias, de imagens, de marionetes) e oferecer a ocasião de colocá-las em prática (na hora dos jogos de faz-de-conta, e das brincadeiras em geral). Eles podem também ensinar às crianças a administrar situações sociais variadas (compartilhar um brinquedo, esperar sua vez, pedir desculpas, etc.).

• Posicionar as crianças pequenas no momento de iniciar uma brincadeira, fazer perguntas e ajudar seus pares.

• Reforçar as interações positivas entre as crianças da classe e fornecer oportunidades de jogos e brincadeiras.

A aprendizagem dessas habilidades sociais ajudará as crianças a criar vínculos de amizade e a se fazer aceitar por seus pares ao longo de todo seu percurso escolar, o que pode contribuir para seu sucesso acadêmico.

Fonte: Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

BANNER ESCOLAS DO BEM - APP