As mulheres são as principais vítimas das varizes, que são veias tortuosas e dilatadas nas pernas. Hereditariedade, aumento de peso, vida sedentária e reposição hormonal são alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento do problema. Na gravidez, o risco é maior por causa do desenvolvimento do útero.
“O órgão cresce e pressiona as veias da região pélvica, o que, por consequência, acaba aumentando a pressão sanguínea nos vasos das pernas”, explica o especialista em cirurgia vascular periférica Ary Elwing. Inchaço, dores, peso, formigamento e cãibra nas pernas são os principais desconfortos causados pelas varizes.
Segundo o especialista, para evitar o aparecimento ou amenizar os sintomas do problema, é ideal praticar exercícios diariamente, como caminhadas; sentar-se com as pernas elevadas sempre que possível, para facilitar a circulação do sangue; evitar cruzar as pernas ao sentar-se; e consultar o médico sobre o uso de meias elásticas. Durante a gestação, não é recomendado nenhum tipo de tratamento estético ou remoção cirúrgica.
Fonte: Ary Elwing é especialista em cirurgia vascular.
Leia também:
Saiba quais tratamentos estéticos estão liberados durante a gravidez
Antidepressivos na gravidez podem causar hiperatividade em crianças
Gravidez: Especialista revela dicas para aliviar problemas na visão
Este conteúdo é publicado na revista NA MOCHILA e compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.