feira de troca de brinquedos
Escola São José transforma feira de troca de brinquedos em grande festa
25 de outubro de 2018
quintal da vila unesco
Escola Quintal da Vila é certificada e passa a integrar rede da UNESCO
25 de outubro de 2018

Massagem durante a gravidez minimizam áreas de tensão

massagem

Close-up of calm female enjoying procedure of massage

A massagem é sempre bem-vinda em qualquer fase da vida, em especial na gravidez. Minimizam áreas de tensão, relaxam a musculatura em geral e trazem sensação de bem-estar.

“Quando associadas a banhos de imersão, as massagens nos ombros e na região da lombar são ainda mais efetivas”, destaca a fisioterapeuta Jacqueline Bertagna do Nascimento.

Contudo, é necessário procurar um profissional capacitado, seja para se submeter a massagens ou a outros tratamentos, como à drenagem linfática. “Esses procedimentos precisam ser feitos de forma criteriosa. Nos três primeiros meses da gravidez, deve-se evitar a manipulação e estimulação de locais como panturrilha, tornozelo e joelhos, pois, segundo os preceitos da Medicina Oriental (Chinesa), há pontos específicos nessas regiões das pernas que correspondem à pele, ao abdômen e ao ventre, podendo estimular o sangramento e o aborto”, avisa a fisioterapeuta.

Prestando atenção nas recomendações, basta se entregar às massagens e livrar-se das dores.

Fonte: Jacqueline Bertagna é fisioterapeuta e coordenadora do serviço de fisioterapia e reabilitação postural do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral.