Pudim de Tapioca
8 de março de 2018
Conheça os hábitos que atrapalham na hora de dormir
10 de março de 2018

5 dicas para estimular as crianças nos estudos

Estimular os filhos para as atividades ligadas a escola, estudos, lições de casa e etc, são sempre um desafios para os pais. Por esse motivo, Roberta e Tais Bento, educadoras com mais de 40 anos de experiência, trazem 5 dicas práticas sobre como estimular as crianças nos estudos. Veja!
Ter os pais como modelos. Filhos que veem seus pais estudando e que ouvem comentários positivos dos pais sobre escola, tarefa, novos aprendizados seguem tranquilos e com melhores resultados nos estudos.
Valorizar o esforço e bons resultados que o filho apresenta. É comum conversarmos com pais que consideram boas notas nada além da obrigação dos filhos.  É preciso lembrar, porém, que a necessidade de reconhecimento é uma característica inerente ao ser humano. Além disso, estudos recentes comprovam que a recompensa funciona como um ótimo estímulo para a aprendizagem. Não há melhor recompensa para estimular o gosto pelos estudos do que o reconhecimento dos pais pelo esforço e dedicação que a criança ou adolescente coloca todos os dias no momento da aula e das tarefas em casa!
Intercalar momentos de estudo com momentos de relaxamento. Um aluno que tem bom desempenho na escola, não apresenta dificuldades na aprendizagem e assume a responsabilidade perante seus deveres, mas também precisa de ajuda para ter uma vida equilibrada e saudável. Organizar a rotina da família de forma a incluir passeios, brincadeiras e diversão adequada à idade é uma excelente forma para dar o apoio à criança para que mantenha seus bons resultados na escola. Além disso, os momentos de relaxamento acabam por enriquecer ainda mais o cérebro com recursos que serão utilizados no momento dos estudos, o que ajuda a formar um ciclo virtuoso de gostar mais de estudar na medida em que consegue melhores resultados.
Deixar que seu filho ensine você. Aprender com seu filho é também uma maneira de mostrar reconhecimento pelo esforço que ele coloca nos estudos. Aproveite os assuntos de interesse dele para pedir explicações. Ouça com atenção quando ele contar sobre algum conhecimento que recém adquiriu. Faça perguntas, pois isso o incentivará a aprofundar ainda mais o entendimento que tem do assunto. Desperte a curiosidade, demonstrando dúvidas que você realmente tem. Aproveite situações autênticas em que falta informação para pedir ajuda e observe seu filho reabastecer a energia e interesse pelos estudos.
Incentivar a colaboração e o respeito às diferenças. Seu filho pode ser o melhor aluno da sala, mas sempre terá algo a aprender com os colegas de turma. E pode também ajudar aqueles que têm dificuldade na matéria em que ele apresenta mais facilidade. Quando os pais incentivam a colaboração e o respeito às diferenças, ajudam para que o filho não acabe sendo rotulado como o “nerd” da turma. Isso possibilita que a criança ou adolescente tenha uma vida social mais saudável e possa encontrar o equilíbrio necessário para ser uma pessoa feliz.
Fonte: Roberta e Tais Bento, educadoras.